O Governo indiano tem em marcha um programa para o sector da educação que prevê a distribuição de tablets a muito baixo custo. “O tablet mais barato do mundo”, como foi apelidado, vai sair a cerca de 17 euros para alunos e professores, embora também possa ser adquirido fora do contexto educativo a preços em conta.

O Aakash, que significa céu em português, foi desenvolvido pela empresa britânica DataWind, a quem o governo indiano acaba de adquirir um primeiro lote de 100 mil unidades. O objetivo é distribuir 10 milhões de tablets subsidiados durante os próximos cinco anos.

Ao que indica a CNET, citando a agência Bloomberg, as autoridades indianas terão adquirido os tablets a 2.250 rupias a unidade (cerca de 34 euros) que por sua vez irão colocar à disposição das escolas a 1.100 rupias (cerca de 17 euros).

Mesmo em “venda livre”, o modelo (a ser lançado em breve) será muito mais barato do que a concorrência. Segundo a informação publicada no site Aakashslate, o Ubislate 7 (como se irá chamar) custa 2.999 rupias (perto de 45,50 euros).

Em troca, os utilizadores terão direito a sistema operativo Android 2,2, ecrã de sete polegadas, uma porta USB, e bateria com uma autonomia de três horas de duração.

Além disso integra processador Connexant de 366 MHz (e um processador separado para vídeo), 256 MB de RAM, 2 GB de memória interna e até 32 GB em cartão microSD, suportando conectividade Wi-Fi, além do GPRS.

Por enquanto o Ubislate está geograficamente limitado ao mercado indiano, mas ao que indica a imprensa, a DataWind poderá vir a comercializar o modelo noutros países.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.