Foram hoje apresentado no Campus do Instituto Superior Técnico os resultados do projecto Safira, um projecto financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do 5º Programa Quadro. Liderado pelo Grupo de Agentes Inteligentes e Personagens Sintéticas do INESC-ID este projecto de computação afectiva, "partiu da constatação de que a afectividade e as emoções são parte integrante nas decisões humanas, fazem parte da inteligência do homem". Admitindo esta componente essencial das acções humanas "o Safira procurou perceber como é que os computadores podem ter um papel na criação de interacções afectivas", explicou Ana Paiva coordenadora do projecto.



No âmbito do Safira foram criadas uma série de aplicações que permitiram aos investigadores estudar esta interacção homem/máquina e a importância da componente afectiva nesta relação. Do lado português os trabalhos centraram-se no desenvolvimento de um jogo, o FantasyA - um duelo mágico entre dois feiticeiros. O interface escolhido para este jogo foi um interface tangível, que suscitasse, também ele, emoções no jogador. O papel foi desempenhado por um boneco (o SenToy) recheado de componentes electrónicas que lhe permitiam reconhecer seis movimentos distintos, efectuados pelo jogador. A estes associava sentimentos que iriam influenciar a forma de agir do personagem sintético. A tristeza, a alegria e a raiva, eram alguns dos sentimentos que o utilizador podia transmitir através do SenToy.



Um dos aspectos mais curiosos do FantasyA reside no facto da interacção entre homem e máquina ser apenas indirecta. Ou seja, "os movimentos transmitidos ao jogo pelo utilizador influenciam apenas de forma indirecta o decorrer da acção, dando alguma autonomia ao personagem sintético e obrigando o utilizador a perceber em que momentos do jogo a sua acção poderá influenciar o rumo da acção", explicou Marco Vala outro dos investigadores do projecto.



O Safira está concluído mas a tecnologia desenvolvida durante o projecto está já a ser utilizada num outro projecto financiado pela Comissão Europeia, também no âmbito do 5º programa Quadro e onde o INESC-ID também está presente, assim como a Autor - Tecnologias Multimedia, uma empresa nacional, investigadores ingleses e alemães. O Victec simula em ambiente virtuais situações de violência (social, emocional e física) nas escolas.



Com o objectivo de contribuir para a redução da violência entre e com as crianças, o Victec utiliza personagens sintéticos cuja sua principal missão é estabelecerem relações de empatia com as crianças em ambientes virtuais de aprendizagem. Neste ambiente virtual, a criança é levada a explorar diferentes perspectivas numa situação de violência, um objectivo que lhe é proposto através de uma narrativa onde escolhe os cenário e o personagem, salvaguardando a sua segurança emocional. Este projecto foi também hoje apresentado pelos investigadores no Tagus Park, ao que se seguiram um conjunto de demonstrações das diversas aplicações.



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