Apesar de ocupar um stand pequeno, a Caixa Mágica apresentou na Inforpor 2003 várias novidades decorrentes da sua actividade de investigação. Uma das mais significativas é a nova versão do Sistema operativo open source Caixa Mágica, apropriadamente designada Linux@PME.



Esta parte da mesma base da recentemente anunciada versão servidor do Linux Caixa Mágica, a 8.1, mas acrescenta uma série de funcionalidades que Paulo Trezentos, um dos responsáveis pelo projecto, admite serem essenciais à utilização do Linux nas PMEs. Para além do CD-Rom com o próprio sistema operativo servidor, a caixa do Linux@PME integra agora mais aplicações, um manual, um interface de configuração simplificado e ainda o acesso a um suporte técnico através de telefone que poderá ajudar a resolver as principais dúvidas.



Estas são as principais características que justificam a diferença entre o Linux Caixa Mágica Servidor 8.1 e o Linux@PME, que ao contrário da anterior custa 105 euros. Por isso mesmo esta versão não segue a mesma filosofia do download gratuito, embora possa ser encomendada online.



Paulo Trezentos adiantou ainda ao TeK que em breve deverá ser lançada uma versão equivalente para estações de trabalho, seguindo o mesmo princípio de integração do CD-ROM numa caixa, com manual e suporte telefónico. "Mas a grande vantagem é que uma empresa pode comprar só uma caixa e instalar em 100 postos de trabalho, mantendo o suporte telefónico", explicou o investigador.



O Linux@PME possui agora um novo configurador de serviços, o xLucas, que é acessível través do browser de qualquer máquina ligada à rede. Desta forma pode ser configurados os principais serviços de rede necessários num ambiente empresarial e ainda ver quais os que estão a correr no servidor, ligando-os ou desligando-os remotamente.
Através deste configurados é ainda possível de forma facilitada e através de gestão de ícones gráficos, instalar ou desinstalar periféricos, configurara o servidor de páginas web, email ou firewall que são incluídos com o sistema operativo.



Para além das aplicações já presentes no CD-ROM, Paulo Trezentos lembrou ainda que no servidor FTP da Caixa Mágica há 3,3 GB de aplicações que podem ser usadas livremente pelas empresas em conjugação com os sistemas operativos servidor e desktop.



Durante a Inforpor estiveram igualmente em destaque as appliances ProLook e ProGuard, que juntam às soluções de software open source o hardware, com uma garantia de três anos. O ProLook permite a filtragem de conteúdos web, assegurando o controle de tempo de utilização e conteúdos visionados. O ProGuard ainda está em fase de testes e é uma solução de firewall IPVN.

Notícias Relacionadas:

2003-10-07 - Linux Caixa Mágica Servidor 8.1. em versão final