A Intel anunciou uma nova versão do seu processador Xeon para sistemas multiprocessador com velocidades mais rápidas. Com o nome de código Gallatin, o novo chip conta com uma velocidade de relógio de 3GHz e uma memória cache de terceiro nível a 4MB.



Face à versão original, lançada em Novembro de 2002, o novo Gallatin dispõe de uma memória cache praticamente duplicada (comparativamente aos anteriores 2.8GHz) e uma performance que supera em cerca de 24 por cento as capacidades do anterior Xeon MP.



As melhorias introduzidas (ao nível da ampliação da memória cache) são especialmente importantes "para aumentar a performance de servidores multiprocessador que corram aplicações comerciais de gestão de transacções", consideram analistas consultados pelaPC World. O aumento da memória cache permite uma maior rapidez de processamento, reduzindo a necessidade de recurso ao processador e aos subsistemas de memória.



O novo Xeon MP não inclui extensões para 64 bits, tecnologia que deverá ser aplicada à família Xeon DP destinada a servidores com um ou dois processadores com lançamento previsto para meados do ano. Com o nome de código Potomac, este chip é aguardado com expectativa pela indústria que recentemente viu a Intel alterar o seu discurso e estratégia relativamente à tecnologia de 64 bits, aproximando-se de concorrentes como a AMD.



No que respeita ao Gallatin, que a Intel posiciona como plataforma para bases de dados e servidores de aplicações, estão previstas mais duas versões a 2.7 GHz e 2.2 GHz com uma memória de cache L3 de 2MB. A versão 3GHz vai custar 3.692 dólares, a versão 2.7 GHz 1.980 dólares e a versão 2.2 GHz 1.177 dólares.



O novo chip deverá começar a ser comercializado a breve prazo por vários fabricantes. Na lista estão a Unisys, a HP, a IBM e a Dell.



Notícias Relacionadas:

2003-10-07 - Intel alarga família Xeon DP com novo Xeon 3,2GHz


2003-07-15 - Intel reforça potência do processador Xeon com cache de 1 MB


2001-09-20 - Intel altera lançamento de novos Xeon

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.