Reforçando a sua oferta da gama de processadores para computadores portáteis, a Intel anunciou hoje quatro novos chips que alargam a disponibilidade para o segmento de mercado de volume e preços mais reduzidos, com novos Pentium M e Celeron M. Todos os processadores são compatíveis com o chipset 855 e tiram partido das tecnologias Centrino para melhorar o desempenho da bateria dos computadores portáteis.
A Intel introduz assim dois chips na gama Celeron M, com um processador a 1,4 GHz e um Ultra Low Voltage a 900 MHz. Estes dois novos Celeron M são acompanhados pelos Pentium M Low Voltage a 1,3 GHz e o Ultra-Low Voltage a 1,10 GHz. Até agora a oferta de processadores para a tecnologia Centrino mantinha-se limitada aos Pentium M com velocidades de relógio entre os 1,7 GHz e 1,3 GHz, modelos Low Voltage entre 1,2 e 1,1GHz e Ultra Low Voltage de 1 GHz e 900 MHz e aos Celeron M de 1,3 e 1,3 GHz e Ultra-Low Voltage de 800 MHz.
Os novos processadores são baseados na tecnologia de fabrico de 0,13 micron e mantêm as potencialidades desenvolvidas pela Intel para assegurar o mínimo consumo de bateria com a manutenção do desempenho.
Os novos Celeron M oferecem aos utilizadores o balanceamento entre a computação optimizada para portáteis e preços óptimos em notebooks mais leves e finos. Os novos Celeron M são compatíveis com o chipset 855 e o 852 GM, garantindo plataformas mais baratas e escaláveis.
Os Pentium M agora acrescentados à linha de processadores optimizados para Centrino mantêm as características técnicas dos seus antecessores, com bus de sistema a 400 MHz, Micro-Ops Fusion e um Stack Manager dedicado para garantir a execução de tarefas mais rapidamente com baixo consumo.
Comparativamente aos Pentium M, os Celeron M perdem na capacidade de memória cache, que é de apenas 512 KB contra o 1 MB dos primeiros, mas ganham nos preços. Enquanto o Pentium M Low Voltage a 1,3 GHz custa 284 dólares e o Ultra-Low Voltage a 1,10 GHz 262 dólares, os Celeron M a 1,4 GHz tem um preço de 134 dólares e o Ultra Low Voltage a 900 MHz podem ser comprados por 161 dólares.
Notícias Relacionadas:
2004-03-23 - Processadores da Intel recebem novas designações perdendo referência à velocidade
2003-11-13 - Novo processador Intel para portáteis fiel à política de preços baixos
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários