A Intel anunciou que o processo de desenvolvimento dos seus novos processadores dual core para servidores - da linha Xeon - está adiantado e irá permitir que dois dos modelos com lançamento previsto para 2006 fiquem acessíveis ainda este ano.



Desenhados com o objectivo de melhorar a velocidade e capacidade multitarefas dos sistemas, os novos Xeon Paxville (nome de código) prometem incrementos de performance até 60 por cento, face às gerações antecessoras. O novo chip faz uso do chipset Intel E8500, lançado no início deste ano, e dirige-se a servidores de quatro ou mais processadores.



A par com este, será antecipado o lançamento do Paxville DP, numa edição premium para servidores de dois processadores, que promete incrementos na performance da ordem dos 50 por cento. O Paxville DP apoia-se no chipset E7520 - e dirige-se a early adopters e estudiosos da tecnologia dual core.



A família Xeon dual core ficará completa com o lançamento do Bensley e Glidewell, nomes de código para os produtos dirigidos ao servidor e estações de trabalho, respectivamente. Ambos mantêm o lançamento previsto para 2006, concluindo a migração da linha de servidores da Intel para dual core.



No mesmo comunicado a Intel acrescenta que tem actualmente em desenvolvimento 17 projectos multicore que deverão permitir canalizar 85 por cento das suas encomendas para o mercado de servidores naquele tipo de tecnologia.



Simultaneamente a empresa anunciou o lançamento de um programa de avaliação que fornecerá plataformas Intel baseadas nas linhas Xeon, Itanium, MP e Pentium para utilização e testes por early adopters que irão testar a performance, compatibilidade aplicacional e ajudar na definição de novos planos de desenvolvimento da empresa.



Notícias Relacionadas:

2005-08-12 - Nova geração multicore da Intel reformula arquitecturas tradicionais

2005-02-09 - Intel prepara actualização de 64 bits para Pentium e alarga gama Xeon