A Intel anunciou três novos Quad Core, alargando para nove o número de processadores já comercializados usando aquela tecnologia. Um dos processadores incluídos neste leque de novos anúncios é o Core 2 Quad 6600, que estreia a designação.



Uma alternativa mais barata que o Core 2 Extreme QX6700 apresentado em Novembro, este novo Core 2 Quad apresenta uma velocidade de relógio de 2,4 GHz, um Bus frontal de 1 066 MHz e marca mais um passo na estratégia da empresa de fazer chegar a tecnologia a novos segmentos de mercado para além da computação em grelha para investigação ou os Data Centers.



Os outros dois são versões do Quad Core Xeon 3200 e dirigem-se ao mercado de servidores single socket de gama baixa indicados para funções como o email e aplicações de impressão. Estes novos Xeon têm velocidades de relógio de 2.4 e 2.12 GHz, um bus frontal 1066 e cache L2 de 8MB.



Ao quad core incluem quatro cabeças de processamento o que resulta em ganhos ao nível da performance, garantindo um suporte mais adequado para o desempenho de tarefas mais exigentes em áreas como o multimédia, forte aposta dos fabricantes de equipamentos. Oferecem a ainda a capacidade de desempenhar múltiplas tarefas em simultâneo.



A AMD já reagiu aos novos lançamentos considerando que a Intel está apenas a juntar dois chips dual core e garante que o seu processador de quatro núcleos, conhecido pelo nome de código Barcelona, a lançar durante este ano terá performance superior.



Notícias Relacionadas:

2007-01-09 - Portégé R400 estreia Windows Vista Ultimate e Active Notification