À semelhança do que já tinha feito com a marca Centrino, a Intel lançou ontem no Intel Developer Forum um novo conceito de convergência entre computador e electrónica para o entretenimento doméstico. A marca Viiv sustenta diversos conceitos que vão de PCs semelhantes a leitores de DVDs a equipamentos com um aspecto tradicional, todos integrando processadores, chipsets e funcionalidades wireless da Intel.



"A tecnologia Intel Viiv é a nossa primeira plataforma desenhada de raiz para o lar digital, onde os consumidores perfilham a ideia de aceder aos conteúdos a qualquer momento e em qualquer lugar na sua casa", afirma Don MacDonald, vice presidente e director geral da Intel Digital Home Group.



O objectivo é que os PCs baseados na tecnologia Intel Viiv sejam fáceis de usar com um controle remoto, um conceito semelhante ao já colocado em prática com o Media Center da Microsoft. O hardware será complementado com o sistema operativo Microsoft Windows Media Center Edition e software de media que permitem ao utilizador ver vídeos ou jogar enquanto faz um download de música, tudo gerido a partir do controle remoto.



A Intel tem vindo a apostar na redefinição do "Lar digital", sobretudo através da criação de redes inteligentes de ligação aos vários dispositivos electrónicos, mas também com o investimento no wireless e nas plataformas móveis. Com a crescente popularidade e disponibilidade de conteúdos digitais os consumidores pretendem ter mais opções de aceder a esta informação multimédia em diversos dispositivos, o que dinamizou este novo conceito da Intel, defende Don MacDonald em comunicado.



O conceito foi materializado com o PC "Golden Gate", baseado na próxima geração de processadores dual core que receberam o nome de código "Yonah". Combinando a capacidade de processamento com uma plataforma mais eficiente em termos de consumo de energia a Intel garante um design mais elegante do PC, estando igualmente a trabalhar em plataformas que sustentem TVs plasma ou
pessoais.

Notícias Relacionadas:

2005-08-24 - Intel alinha novas direcções para o desenvolvimento de plataformas