A Intel anunciou novos produtos de hardware e software que pretendem simplificar o desenvolvimento de soluções multimédia e serviços IP, anunciou a empresa em comunicado. No documento a empresa explica que o seu objectivo é simplificar a implementação deste tipo de serviços, tornando-os simultaneamente mais baratos e permitindo às empresas protegerem os seus investimentos em equipamento.



Desta nova oferta fazem parte a versão 1.5 do software Intel NetStructure Host Media Processing para Linux, lançado recentemente, que suporta 120 canais de vídeo e que segundo a Intel abre caminho para novos serviços e novas formas de gerar receita permitindo aplicações como o vídeo mail, portais de vídeo ou serviços de vídeo caller ID.



No âmbito desta nova aposta a Intel está também o fornecimento de serviços especificamente dirigidos para PMEs que pretendam desenvolver serviços multimédia. A fabricante oferece-lhes um design de referência para a criação de uma plataforma de aplicações convergente, complementado com um protótipo de trabalho que garante aos fabricantes de equipamentos de telecomunicações uma forma mais rápida de chegarem ao mercado.



A solução é suportada em processadores Intel e tecnologias de processamento Host Media e permite a integração de peças separadas do equipamento de rede - como VPNs, switches, PBXs, etc - num único dispositivo.



Hoje a empresa anuncia também uma nova versão (2.0) do Intel NetStructure Host Media Processing Software para Windows e o Intel NetStructure Digital Network Interface Boards, ambos têm como objectivo ajudar as empresas a desenvolver serviços de base IP em redes híbridas.



“A tecnologia de processamento Host Media da Intel introduz uma nova referência de preço tirando partido dos últimos desenvolvimentos multicore", detalha Anthony Ambrose, director geral da divisão de plataformas de comunicação modular da Intel citado no comunicado.



No documento a empresa explica que ela própria tem em curso um piloto de solução híbrida VoIP que tem como objectivo reduzir os custos de manutenção da sua infra-estrutura de telecomunicações, através de uma redução dos equipamentos em rack e do espaço requisitado para gestão de tráfego. A empresa espera que este projecto permita uma redução de custos na ordem os 72 por cento e uma redução do espaço para armazenamento de informação da ordem dos 89 por cento.



A versão 1.5 do Intel NetStructure Host Media Processing Software Release para Linux já está disponível. A versão 2.0 do Intel NetStructure Host Media Processing Software para Windows e o Intel NetStructure Digital Network Interface Boards vão estar disponíveis nos próximos 90 dias.



Notícias Relacionadas:

2004-06-18 - Intel apresenta novos produtos e reforça conceito de home entertainment PC