A Intel e a HP chegaram a um acordo no âmbito do qual a empresa de semicondutores vai assumir a unidade de desenvolvimento de chips Itanium que a HP ainda mantinha no Colorado, Estados Unidos. Esta transferência finaliza uma parceria com mais de uma década que juntou as empresas no desenvolvimento do processador RISC.



A HP abandona assim todas as competências no desenvolvimento do processador, embora possa continuar a desenhar as chipsets para integrar nos seus servidores e estações de trabalho. Ainda assim a HP assumiu o seu suporte ao processador, no qual tenciona investir três mil milhões de euros ao longo dos próximos três anos, que deverá centrar-se em investigação e desenvolvimento, servidores, software e aplicações.



A HP tem vindo a desinvestir no negócio de processadores, tendo já transferido para a Intel a sua unidade de desenvolvimento de processadores Alpha, que tinha adquirido em conjunto com a integração da Compaq Computer em 2002. Em Agosto a HP anunciou o seu último chip da família Alpha.



A parceria com a Intel para o desenvolvimento de chips teve início em 1988, sendo na altura destinada à arquitectura designada como EPIC, que combinava a experiência da HP em chips para servidores com o conhecimento e capacidade de fabrico da Intel.



Depois de vários atrasos, o primeiro chip Itanium só chegou ao mercado em Maio de 2001, não gerando muito entusiasmo. Com o tempo a adesão a este processador foi melhorando e actualmente o negócio de servidores RISC está estimado em mais de 20 mil milhões de euros por ano, contando com a concorrência da IBM e da Sun.



A HP tem vindo a desinvestir no seu processador PA-RISC em favor do Itanium e o último processador desta linha está previsto para o próximo ano, recebendo a designação de 8900. A empresa garantiu porém que tenciona continuar a vender servidores com processadores PA-RISC e Alpha durante a próxima década.

Notícias Relacionadas:

2004-09-27 - HP abandona processadores Itanium para estações de trabalho

2003-06-30 - Intel revela a nova versão do processador de 64 bits Itanium 2

2001-09-14 - HP tranfere divisão de chipsets para a Intel

2001-06-25 - Compaq transfere tecnologia Alpha para a Intel