A líder mundial de processadores confirmou que o lançamento do primeiro produto assente no novo design Larrabee, já não será lançado durante o próximo ano, como previsto inicialmente. A empresa recusa-se aliás a dar novas datas sobre o projecto.

O responsável que confirmou a mudança de planos da Intel, admitiu apenas que os atrasos agora confirmados no lançamento comprometem a competitividade do produto, que já não deve chegar a ver a luz do dia.

Em vez de um processador, espera-se agora que o primeiro resultado do conceito por trás do Larrabee seja uma plataforma de desenvolvimento de software, para gráficos e computação de alta performance.

O roadmap apontado pela Intel indicava que o processador multi-core (com múltiplos núcleos de processamento), que combinaria as funções de um processador gráfico, com as de um tradicional CPU (Central Processing Unit) seria lançado no início do próximo ano.

O lançamento marcava o início de uma nova fase na vida da empresa, que assim intensificaria a concorrência à Nvidia e à já tradicional concorrente AMD, também com uma posição importante no mercado de processadores gráficos, depois da compra da ATI.

O anúncio teve imediatamente efeitos nas acções da empresa, que tinha mostrado o chip este ano numa conferência de programadores.