A fabricante de semicondutores Intel anunciou ontem o lançamento de dois modelos da família de processadores Celeron de gama de entrada que funcionam a 1,7 e 1,4 GHz, respectivamente. Estes dois chips passam deste modo a ser os processadores mais rápidos fabricados pela Intel para o segmento de mercado dos PCs desktop mais económicos.
Até agora, o modelo mais veloz da série Celeron funcionava a uma velocidade de relógio de 1,3 GHz, lançado no início do ano (ver Notícias Relacionadas). Os processadores Celeron de 1,7 e 1,4 GHz "disponibilizam a combinação equilibrada de funcionalidade e frequência ao preço mais indicado para os computadores pessoais de gama de entrada", refere a Intel no comunicado oficial divulgado.
Construído através de um processo de fabrico de 0,18 microns, o Celeron de 1,7 GHz integra um front side bus de 400 MHz. Por seu lado, o modelo de 1,4 GHz baseia-se na tecnologia de processo de fabrico de 0,13 microns e inclui um front side bus de 100 MHz.
Em quantidades de mil unidades, o processador Intel Celeron de 1,7 GHz custa 83 dólares (91,47 euros), ao passo que o chip de 1,4 GHz poderá ser adquirido por um preço de 89 dólares (98 euros), em quantidades de mil unidades. Esta diferença anormal de preços deve ter a sua origem no processo de fabrico deste último modelo, que é mais recente e permite diminuir o tamanho do processador.
Notícias Relacionadas:
2002-01-04 - Intel revela Celeron de 1,3 GHz e prepara-se para atingir novo recorde de velocidade
2001-10-03 - Intel apresenta Celeron a 1,2 GHz para computadores pessoais
2001-08-31 - Celeron chega ao Gigahertz
2001-04-09 - Intel acelera Celeron para 850 MHz
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot da Toyota regista recorde do Guinness no lançamento ao cesto mais distante -
Site do dia
Sentiu um sismo? Veja como pode verificar se houver um terramoto -
App do dia
Coromon: um clássico moderno no mundo mobile que continua a conquistar jogadores -
How to TEK
Não quer que a rede social X use os seus dados para treinar a IA? Saiba como desativar a conta
Comentários