A nova aposta da Intel para a sala de aula leva um processador Atom Z3740D quad-core e tem o Windows 8.1 como sistema operativo. Na área da segurança, a Intel e os seus parceiros equiparam o modelo com o antivírus McAfee Plus.

A bateria oferece uma autonomia de até cerca de sete horas em versão tablet e três horas adicionais quando ligado à doca.
Entre as características de destaque está o design robusto que permite ao Intel Education 2 in 1 suportar quedas de até 70 cm. É também resistente à água e ao pó.

Além disso, o novo híbrido oferece modo dual-docking, permitindo que os seus utilizadores tenham o ecrã do tablet virado para si enquanto utilizam o teclado, ou virem o ecrã para os colegas, facilitando a colaboração.

Tem também uma lente de amplificação com tampa snap-on que funciona com as aplicações incluídas no Intel Education Software suite, tais como o Intel Education Lab Camera, uma ferramenta acessível para visualização e medição de itens micro e macroscópicos.

Está igualmente incluída uma sonda de medição da temperatura, que funciona com o SPARKvue, e aplicações que incentivam à pesquisa nas diferentes matérias lecionadas, como por exemplo a Kno, que dá acesso a uma livraria de conteúdos digitais com mais de 225.000 títulos didáticos.

Parte integrante das Intel Education Solutions, o novo modelo vem juntar-se a outras "incursões" da número um dos processadores na área da educação, como o popular Classmate, que serviu de inspiração ao português Magalhães, ou o tablet Studybook, lançado em 2012.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico