A Intel começou a vender o primeiro de uma nova geração de chips de processador duplo, uma tecnologia vulgarmente designada por dual core. A nova tecnologia, que oferece duas unidades de processamento com capacidade para operar de forma independente num mesmo PC, promete melhorar os níveis de performance da máquina e aumentar a capacidade para realizar tarefas múltiplas.



A nova linha de processadores é aguardada com expectativa e está também no road map da AMD, que deverá apresentar o primeiro dual core já na próxima semana, de acordo com a imprensa internacional.



Ambas as empresas prevêem migrar todas as suas linhas de produtos para esta tecnologia, um processo que é encarado como uma oportunidade de ouro para a AMD ganhar alguma quota no mercado e "abanar" a liderança esmagadora da Intel.



O primeiro avanço da Intel no dual core dirige-se às estações de trabalho, usadas na computação de gama alta e nos PCs de jogos que requerem elevada capacidade, gráficos de alta resolução e som.



A Dell foi um dos primeiros fabricantes a admitir estar a preparar para breve uma linha de estações de trabalho suportada pelo novo Intel Extreme Edition, com o nome de código Smithfield.



O novo processador, que a Intel anunciou estar já disponível para fabricantes na versão 3,2 GHz, conta com um bus de 800 MHz e é suportado pelo chipset 955x Express, também desenvolvido pela companhia com o nome de código Glenwood. Cada um dos dois chips que compõem o Smithfield conta com uma memória cache de 1 MB.



O primeiro dual core da Intel dispõe ainda da tecnologia HyperThreading, que permite aos dois chips do processador desempenharem um maior número de tarefas em simultâneo, desvendou a empresa no Intel Developers Forum, na Formosa.



A Intel está também a preparar uma versão dual core dirigida a PCs desktop convencionais que deverá estar disponível ainda antes do verão e é identificada pela companhia como Pentium D.



Notícias Relacionadas:

2004-08-05 - Processador dual core para desktop da Intel disponível em meados de 2005

2004-06-15 - AMD avança com processadores dual core de 64 bits no próximo ano

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.