A Intel anunciou ontem que licenciou uma tecnologia da Lucent com vista a acelerar e aumentar a eficiência das redes informáticas. Mediante os termos do acordo, a fabricante de semicondutores irá realizar o desenvolvimento, teste e produção adicional do controlador TA1000 da segunda, para além de ir incorporar a sua tecnologia Transport Offload Engine (TOE) dentro do dispositivo da Lucent, nos seus futuros adaptadores de armazenamento em rede e do tipo Gigabit Ethernet.



A aliança prevê ainda a utilização posterior do TA1000 produzido na Intel pela Lucent, de forma a ser aplicado nos seus produtos de rede. A tecnologia TOE processa os vários níveis de protocolos de rede, como o Transmission Control Protocol (TCP), User Datagram Protocol (UDP), Internet Protocol (IP) e Internet Control Message Protocol (ICMP), requeridos com o transporte de dados.



O off-load destes protocolos permite obter um desempenho mais rápido e liberta o primeiro processador hospedeiro para se dedicar a outras aplicações. Este tipo de tecnologia é bastante importante para os fornecedores de serviços para empresas e de telecomunicações implementarem redes locais Gigabit Ethernet e de armazenamento de dados. Essas operações exigem grandes quantidades de informação a ser transmitida através de redes de fibra óptica e de fios de cobre.



Segundo o comunicado oficial divulgado pela Intel, "o resultado da utilização de tecnologia de TOE é um acesso mais rápido a dados armazenados e despesas mais reduzidas com redes. Nos termos da parceria com a Lucent, a Intel irá também efectuar testes de interoperabilidade, produzir software e disponibilizar suporte de forma a simplificar a integração da TOE em produtos.



A Lucent pretende empregar essa tecnologia nos seus próprios produtos, incluindo o adaptador de rede Packet over SONET (POS) OptiStar E OC-48 recentemente lançado, bem como o OptiStar™ E OC-12, outro dispositivo com as mesmas funções.



Estes adaptadores de rede do tipo pacotes IP sobre SONET/SDH permitem ligação directa a partir de servidores comuns, mediante a utilização de um Bus PCI e suportam os sistemas operativos Linux, Solaris, FreeBSD e Windows 2000.



Notícias Relacionadas:

2001-03-15 - Lucent investe 219 milhões em fibra óptica

2001-01-29 - Lucent anuncia estratégia para operadores e fornecedores de serviços