A empresa norte-americana lançou os primeiros processadores dual core da linha de processadores Itanium. Com o nome de código "Montecito", os seis modelos apresentados pela Intel garantem maior potência e capacidade de processamento - duas vezes superior ao Itanium anterior - e consomem menos 20 por cento de energia.



Os novos processadores Itanium 2 apresentam velocidades de relógio entre 1,4 e 1,6 GHz, enquanto a memória cache varia entre os 6 e os 24 MB. Os primeiros servidores devem chegar ao mercado em Setembro, depois de um atraso de seis meses no lançamento justificado por necessidade de aperfeiçoamento.


O Itanium 2 9050 é o topo de gama entre os Montecito, e quase triplica a capacidade de memória cache da geração anterior de processadores Itanium, contando com 24 MegaBytes.


Os novos dual-core fazem parte de um projecto que originalmente contou com a participação da Hewlett-Packard e integram a estratégia da empresa para competir com processadores da IBM e da Sun no mercado dos servidores topo de gama.



Segundo os últimos dados, a Intel vende perto de 100 mil processadores Itanium por trimestre, embora este seja um mercado que tem vindo a apresentar um crescimento significativo.

Notícias Relacionadas:

2006-07-14 - Contenção de custos leva à demissão de mil executivos na Intel

2006-06-27 - Novo Xeon para servidores reposiciona Intel nos segmentos de alto volume de processamento

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.