A empresa norte-americana lançou os primeiros processadores dual core da linha de processadores Itanium. Com o nome de código "Montecito", os seis modelos apresentados pela Intel garantem maior potência e capacidade de processamento - duas vezes superior ao Itanium anterior - e consomem menos 20 por cento de energia.
Os novos processadores Itanium 2 apresentam velocidades de relógio entre 1,4 e 1,6 GHz, enquanto a memória cache varia entre os 6 e os 24 MB. Os primeiros servidores devem chegar ao mercado em Setembro, depois de um atraso de seis meses no lançamento justificado por necessidade de aperfeiçoamento.
O Itanium 2 9050 é o topo de gama entre os Montecito, e quase triplica a capacidade de memória cache da geração anterior de processadores Itanium, contando com 24 MegaBytes.
Os novos dual-core fazem parte de um projecto que originalmente contou com a participação da Hewlett-Packard e integram a estratégia da empresa para competir com processadores da IBM e da Sun no mercado dos servidores topo de gama.
Segundo os últimos dados, a Intel vende perto de 100 mil processadores Itanium por trimestre, embora este seja um mercado que tem vindo a apresentar um crescimento significativo.
Notícias Relacionadas:
2006-07-14 - Contenção de custos leva à demissão de mil executivos na Intel
2006-06-27 - Novo Xeon para servidores reposiciona Intel nos segmentos de alto volume de processamento
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários