A Intel firmou um acordo com a Cray com o objectivo de reforçar a sua quota de mercado no segmento orientado para a produção de supercomputadores.
As empresas anunciaram que a parceria plurianual tem como objectivo construir a próxima geração de computadores de alto rendimento, capaz de processar petaflops, dobrando as capacidades do melhor supercomputador do mundo.
No âmbito do acordo, a Intel será responsável pelo fornecimento tecnologias e microprocessadores X86 à fabricante que, actualmente, trabalha com chips AMD.
As duas empresas planeiam ainda uma colaboração a nível de investigação e desenvolvimento de sistemas de alta performance e de tecnologias ao longo dos próximos anos.
Peter Ungaro, presidente da Cray, informa em comunicado que, através deste acordo de parceria com a Intel, será possível completar os seus objectivos para o desenvolvimento de uma tecnologia à qual chamaram Cascade, que a empresa espera começar a distribuir entre 2011 e 2012, altura em que deverá sair para o mercado o primeiro computador fabricado ao abrigo desta aliança.
Actualmente, mais de 70 por cento dos 500 melhores supercomputadores são baseados em processadores Intel, diz a fabricante norte-americana com base em dados do sector. Por sua vez, a Cray, uma empresa pioneira neste segmento de mercado, é responsável pelo fabrico de três dos dez melhores supercomputadores mais potentes de todo o mundo.
Notícias Relacionadas:
2007-06-27 - IBM desenvolveu 6 dos 10 supercomputadores mais potentes do mundo
Intel e Cray selam acordo para o fabrico de supercomputadores
Este artigo tem mais de 17 anos
A parceria plurianual tem como objectivo o fabrico de máquinas com alta capacidade de processamento com recurso a chips Intel, ao invés dos AMD utilizados actualmente. Os primeiros resultados devem chegar ao mercado dentro de 2 a 3 anos.
Comentários