A Intel assinou ontem um acordo com o Instituto Fraunhofer IIS A, laboratório de investigação responsável pela invenção da tecnologia MP3, com vista ao desenvolvimento em conjunto de uma versão desse codificador padrão de áudio de modo a aumentar ao máximo o seu desempenho no processador Pentium 4 da fabricante de semicondutores.



Ambas as entidades esperam que estas melhorias na qualidade de gravação ou codificação dos ficheiros de música em formato digital MP3 contribuir para aumentar as capacidades das próximas gerações de computadores pessoais.



O novo codificador de áudio MP3 do Instituto Fraunhofer foi concebido para disponibilizar novos níveis de desempenho deste formato aos milhões de utilizadores em todo o mundo que possuem um PC equipado com um processador Pentium 4, bem como aos futuros compradores de computadores pessoais.



O software melhorado combina as características de topo de gama dos chips Pentium 4 com um rápido subsistema de memória e um conjunto de instruções SSE2, parte integrante de todos os processadores Pentium 4 e cujo objectivo é melhorar a capacidade do computador de correr software multimédia e de Internet, bem como jogos.



O projecto técnico será liderado pelo Instituto Fraunhofer, que irá efectuar um vasto leque de actividades de adaptação e testes das rotinas do codificador MP3 durante o próximo semestre. O trabalho de desenvolvimento já começou e prevê-se que esteja concluído em Agosto deste ano.



Posteriormente, o resultado do projecto será cedido à Thomson Multimedia que o irá colocar à disposição do público. Esta empresa é o representante exclusivo da licença das patentes e do software MP3 do Instituto Fraunhofer.



Notícias Relacionadas:

2001-09-21 - Texas Instruments aposta no novo formato MP3Pro