A Intel vai juntar-se ao projecto One Laptop per Child (OLPC), promovido por Nicholas Negroponte, tornando-se o 11º membro do conselho da entidades que pretende fazer chegar às crianças de países desfavorecidos computadores portáteis . As duas entidades agora vão desenvolver “sinergias” entre os programas que mantinham.

As diferenças entre a OLPC e a Intel parecem assim ter sido ultrapassadas, depois da Intel ter lançado o Classmate PC, uma iniciativa que se sobrepunha aos objectivos da OLPC de garantir o acesso a portáteis de baixo custo às crianças e de vários executivos da Intel terem desvalorizado o alcance e importância do projecto de Negroponte.

A Intel junta-se assim a uma série de empresas que apoiam a OLPC, como a AMD, Brightstar, eBay, Google, Nortel, Quanta e Red Hat, entre outras. Segundo o comunicado pelas duas entidades o primeiro envolvimento da Intel será dirigido ao desenvolvimento da área de software Linux utilizado nos computadores da OLPC, mas a prazo a intenção é ver também os seus processadores incluídos no equipamento, uma decisão que a empresa diz porém que cabe apenas à entidade que gere o projecto.

O portátil produzido pela OLPC, o XO laptop, já está a ser distribuído em vários países mas tem ainda um custo bastante acima dos 100 dólares projectados. O laptop custa actualmente 175 dólares a produzir, um valor que a prazo – e com o aumento das encomendas – deverá ser reduzido.

A empresa de semicondutores mantém o projecto Classmate PC, uma alternativa com objectivos semelhantes. A empresa tem investido em várias iniciativas destinadas aos países em vias de desenvolvimento, sobretudo através da Intel Foundation que aplica mais de 100 milhões de dólares por ano em projectos para o mercado da educação.

Notícias Relacionadas:

2007-05-28 - One Laptop per Child vai incluir jogos em computadores de baixo custo
2007-04-27 - Computadores de baixo custo da OLPC vendidos a 175 dólares
2007-01-12 - Intel inclui sistema operativo Linux em computadores para mercados emergentes