A Intel remodelou a sua oferta de processadores de baixo consumo para computadores portáteis, apresentando seis novos processadores Pentium III-M e seis novos chips Mobile Intel Celeron destinados a vários segmentos do mercado, onde se inclui um chip à velocidade relógio de 1,2 GHz.
A família dos
Pentium III Processor-M, com sistema de poupança de energia para aumentar a autonomia da bateria, transita para a tecnologia de fabrico de 0,13 microns que permite aos novos chips um maior desempenho a um consumo energético menor. Chips esses que vêm equipados com 512 KB de memória cache L2 On-Die. Para além do topo de gama à velocidade de 1,2 GHz, a Intel apresenta também um processador a 700 MHz que opera a 0,95 volts e que consome em média 0,5 Watts.
Segundo o fabricante de processadores, o Pentium III Processor-M a 1.2 GHz é actualmente o chip mais rápido do mercado, podendo ser utilizado em computadores portáteis normais ou mais finos e leves. Os novos processadores vêm equipados com funcionalidades de poupança de energia como o Enhanced SpeedStep e Deeper Sleep. Os novos processadores Celeron apresentados têm velocidades superiores a preços mais competitivos.
A grande concorrente da Intel no fabrico de processadores, a AMD apresentou também hoje um novo processador
Duron para PCs a 1.1GHz que inclui o sistema 3DNow! Professional para melhorar o desempenho multimédia.
Um dos grandes atributos deste chip da AMD poderá ser o preço a que foi lançado no mercado: apenas 103 dólares (cerca 22.400 escudos ou 111 euros), no caso de encomendas de mil unidades.
Notícias Relacionadas:
2001-03-19 - 1 GHz da Intel bate recorde de velocidade nos portáteis
2000-06-05 - Novo AMD Duron já disponível
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Spectrum: nova versão moderna replica design do microcomputador original -
App do dia
Um RPG de aventura com design retro no conhecido universo da Disney para smartphones -
Site do dia
Deixe o Choosy Chat escolher a melhor resposta entre o ChatGPT, Gemini e Claude -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários