Com 18 meses de atraso face à rival Advanced Micro Devices, a Intel confirmou que irá começar a integrar capacidades de 64 bits nos seus chips Pentium 4 a partir deste mês, ao mesmo tempo que anunciou a chegada de duas novas versões de 64 bits à família Xeon nos próximos 90 dias.



A fabricante havia referido em ocasiões anteriores que não iria incorporar a capacidade de 64 bits nos seus sistemas para PC até que o software pudesse aproveitar a vantagem deste potencial adicional de processamento.



Uma vez que a Microsoft já lançou uma versão de 64 bits do seu sistema operativo Windows XP, este parece ser, segundo o vice-presidente da unidade de produtos empresariais da Intel, Robert Crooke, citado pela Reuters, o momento certo.



Segundo o adiantado pelo mesmo responsável, a capacidade de 64 bits integrará a partir deste mês a série 600 da linha Pentium 4 e será alargada a todo o espectro de produtos nos próximos meses.



Já em entrevista à C|Net, Phil Brace, director de marketing do Digital Enterprise Group da Intel, referiu que nos próximos 90 dias a fabricante irá começar a comercializar uma nova linha de processadores Xeon de capacidade de 64 bits para servidores multi-processador.



Os novos processadores foram desenhados para servidores de quatro processadores, com os "Potomac" destinados a máquinas topo-de-gama e os "Cranford" para sistemas de menor preço. Uma das maiores diferenças entre as duas novas versões estará na quantidade de memória cache de alta-velocidade, com a primeira a incluir 8 MB, num novo máximo para os Xeon.



Além dos Pentium 4 a 64 bits e das versões Xeon Potomac e Cranford, a Intel anunciou ontem que nas próximas duas semanas irá lançar um novo Xeon para servidores de processador duplo. Um dia antes, a fabricante dava conta, num comunicado oficial, da finalização do processo inicial de produção dos seus processadores dual-core, revelando detalhes acerca dos seus planos multi-core, "assinalando o começo de uma era em que os PCs integrarão dois ou mais cérebros".



Dos planos da Intel para esta área fazem parte a disponibilização de dois produtos dual-core separados e chipsets dual-core para a sua família Pentium no segundo trimestre deste ano.



Notícias Relacionadas:

2004-06-28 - Primeiro processador Intel Xeon de 32/64 bits chega hoje ao mercado

2004-05-23 - Entrevista: "Ainda não há necessidade real da tecnologia de 64 bits para o consumidor individual"

2003-09-24 - AMD avança para 64 bits no PC com apoio da Microsoft

2003-04-22 - AMD chega aos 64 bits com novo processador Opteron