A Intel pode estar a preparar uma entrada no mercado da televisão digital e da distribuição de vídeos online. A ideia da fabricante de chips é criar uma mistura de televisão por cabo com streaming que seria disponibilizado através de set-top boxes equipadas com os processadores da empresa. A Intel tem ainda um conceito alternativo para convencer os distribuidores a nível económico.

Em vez de lançar o serviço a uma escala nacional, a marca quer introduzir o streaming de TV numa base "cidade-a-cidade", protegendo-se do risco do investimento e ficando ao mesmo tempo menos dependente das produtoras de conteúdos em termos de contrato. Conforme os lançamentos se mostrem lucrativos ou desastrosos, a Intel pode controlar com mais pormenor a nova área de negócio.

À flexibilidade económica junta-se o conceito de TV híbrida: os utilizadores do descodificador da Intel podiam continuar a usufruir dos atuais serviços de TV por cabo, aos quais se junta um serviço de distribuição online "oferecido" pela própria fabricante. Ainda não é certo se a ideia é só comercializar as set-top boxes ou também cobrar algum dinheiro pelos conteúdos vídeos.

O rumor é avançado pelo TechCrunch que diz ter conseguido as informações junto de uma fonte da indústria da distribuição de vídeos. A CES 2013 pode ser aproveitada pela Intel para fazer o anúncio e demonstração do serviço próprio de TV.

A gigante norte-americana está consciente do risco que é lançar-se sozinha na oferta de conteúdos online. Mas tendo em conta que a Google TV vai estar mais uma vez em destaque na CES com os novos televisores da LG, e a forte hipótese de uma Apple TV ser anunciada nos próximos meses, a Intel não quer perder o comboio da distribuição de vídeo.

A marca tentou inclusive ser uma das parceiras no projeto da Google TV e equipar os descodificadores da Google com chips Intel. O acordo não aconteceu e agora a fabricante terá decidido arriscar por conta própria.

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.