A Intel parece estar disposta a assumir um papel de relevo na recuperação do mercado dos computadores pessoais. Depois de os relatórios relativos ao segundo trimestre do ano terem mostrado um decréscimo nas vendas mundiais na ordem dos 11%, a fabricante de chips aponta para a recuperação através da nova geração de processadores e através da baixa de preço dos dispositivos.

O recentemente nomeado diretor executivo da Intel, Bryan Kraznich, revelou aos investidores que a Intel está a preparar um "assalto" ao mercado com portáteis, tablets e convertíveis de preço reduzido. O CEO prevê que no final do ano, quando a época das festividades chegar, os PC convertíveis sejam vendidos por 400 dólares, os portáteis com ecrã táteis por 300 e os tablets podem baixar até aos 200 dólares. A acontecer, a conversão para euros deve ser feita de forma direta e não cambial, isto é, convertíveis a 400 euros, portáteis touch a 300 e tablets a 200 euros.

Os preços podem ser considerados competitivos tendo em conta que atualmente cada gama de equipamentos acima nomeado é vendido a preços significativamente superiores. O plano é ter alguns equipamentos com a nova geração de processadores Haswell, nos computadores, e Bay Trail, nos dispositivos móveis, mas os chips Atom estão no centro da estratégia para o que resta do ano, para que a tecnológica possa competir no preço.

Os Atom vão evoluir tecnicamente, assegurou o CEO, de forma a evitar os maus desempenhos que teve noutras gamas de produtos.

A Intel tem previsto o lançamento de 50 novos convertíveis dos mais variados estilos e parecem estar garantidos dispositivos com dois sistemas operativos em simultâneo, sendo neste caso o Windows 8 e o Android. Esta poderá ser uma mais valia também para as fabricantes.

Como relata o The Verge, Bryan Kraznich admitiu ainda que a Intel foi lenta a responder ao mercado dos dispositivos "ultramóveis", uma tendência bem notória com o declínio constante da venda de PC e do aumento da procura por tablets e smartphones.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico