A nova geração de chips de memória flash da Intel foi hoje anunciada, a Intel 3 Volt Advanced+ Boot Block. A empresa de semicondutores afirmou ter conseguido produzir o primeiro chip de memória flash baseado na tecnologia de 0,13 micron, um avanço significativo em relação ao seu antecessor que era produzido com a tecnologia de 0,18 micron, consumia mais energia e tinha quase o dobro do tamanho.




A redução de tamanho e de consumo das novas memórias tornam-as ideais para utilização em pequenos aparelhos electrónicos, onde a miniaturização e diminuição de consumo de bateria são fulcrais. Entre as utilizações mais prováveis da nova memória flash encontram-se os equipamentos destinados à comunicação móvel.




De acordo com um comunicado da Intel, a Intel 3 Volt Advanced+ Boot Block faz parte da família de memórias flash Advanced Block que já vendeu mais de 700 milhões de unidades. Além de armazenarem o código do sistema operativo dos equipamentos, estas memórias ainda armazenam mais alguma informação introduzida pelo utilizador, como por exemplo o livro de endereços.




A tecnologia de fabrico de 0,13 micron foi introduzida pela Intel em Julho em cinco dos seis processadores Pentium III destinados aos computadores móveis, os III-M. Actualmente esta tecnologia de fabrico de chips está já a ser utilizada em processadores para PCs e servidores e a Intel alargou a sua capacidade de produção com a abertura de uma nova fábrica.




As memórias Intel 3 Volt Advanced+ Boot Block vão estar disponíveis com capacidades de 32 e 64 Mbits, mas só a de 32 Mbits estará em produção no início do próximo ano, sendo as de 64 Mbits esperadas só para o final de 2002. Os preços avançados para quantidades de 10 mil unidades são de 11 cêntimos de dólar nos chips de 32 Mbits (12 cêntimos de euro ou 24,68 escudos) e 19 cêntimos de dólar nas de 64 Mbits (21 cêntimos de euro ou 42,8 escudos).




Notícias Relacionadas:

2001-09-02 - Samsung apresenta memória flash com um gigabit

2001-07-11 - NEC anuncia os seus futuros processadores com tecnologia de 0,10 micron

2000-12-12 - IBM antecipa-se à Intel com chips em processo de 0,13 microns

2000-11-08 - Intel aperfeiçoa processo de fabrico de semicondutores