A Intel anunciou no Development Forum que 2008 será o ano da tecnologia WiMax e o período em que a empresa volta a focar-se na indústria móvel. Como tal, a fabricante garante que irá trabalhar para criar aquilo que os consumidores actuais procuram, ou seja, "sistemas computacionais mais pequenos, rápidos e energeticamente eficiente" que lhes permitam utilizar a Internet em movimento.
A fabricante refere que tem vindo a trabalhar na promoção e desenvolvimento da tecnologia sem fios e que espera disponibilizar os mais recentes processadores de 45nm Hi-k da Intel, denominados "Penryn", e WiMAX para computadores portáteis, bem como Mobile Internet Devices (MIDs) já em 2008.
São esperadas ainda melhorias a nível gráfico para computadores portáteis actualizados em tecnologia da Intel Centrino Duo e, de acordo com o Dadi Perlmutter, vice presidente sénior e director geral do Mobility Group, no final do ano de 2008, a tecnologia de processador Montevina, igualmente baseada no Penryn, vai incorporar a gama completa de desenho dos portáteis, desde os mini-notes aos tradicionais.
O Montevina vai incluir suporte aos formatos HD-DVD e Blu-ray e será compatível com a memória DDR3, para além de se assumir como a primeira linha de processador Centrino da Intel para computadores portáteis a oferecer a opção de tecnologias sem fios WiMAX e Wi-Fi integradas.
Simultaneamente, no primeiro semestre de 2008, a Intel irá disponibilizar a plataforma Menlow, uma gama de chips e outros componentes para os chamados Mobile Internet Devices. Estes processadores prometem garantir uma potência 10 vezes mais baixa "quando comparada com os primeiros UMPCs do mercado", afirma a empresa.
Posteriormente, é esperada a chegada da plataforma Moorestown, que aumentará exponencialmente a capacidade utilização de baterias através da redução de desperdício de energia.
Notícias Relacionadas:
2007-09-20 - Intel demonstra chip de 32 nm e acerta datas de lançamento para 45 nm
2007-09-06 - Intel avança com processadores de quatro núcleos para servidores topo de gama
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários