A Intel vai proceder a um corte de 50 por cento no preço dos processadores Core 2 Quad a partir do próximo dia 22 de Julho. A medida é uma resposta aos indícios de subida de quota de mercado da principal rival, a AMD.



Os processadores Core 2 Quad são usados em servidores ou em PCs topo de gama e estão a ser vendidos pela Intel a 530 dólares a unidade. De acordo com um documento enviado aos clientes, a que a Bloomberg teve acesso, os chips são a área escolhida pela empresa para dar início a uma campanha de recuperação de quota de mercado que nos meses seguintes terá novos desenvolvimentos.



Para Setembro, a empresa estará a prepara novos cortes de preços, desta vez nos processadores de núcleo duplo, os Core 2 Duo, que deverão sofrer uma redução de preços entre os 24 e os 32 por cento.



Recorde-se que a AMD prepara-se para introduzir os seus primeiros quad core, o Barcelona e o Phenom, na segunda metade do ano. Os novos lançamentos, a par com a perda de exclusividade da Intel no fornecimento de chips a alguns dos maiores fabricantes de PCs, como a Toshiba ou a Dell, justificarão a reacção.



A confirmar-se a nova politica de preços da Intel poderá repercutir-se em toda a indústria e provocar consequências nos resultados financeiros das empresas. Um movimento semelhante no ano passado contribuiu para uma redução de 42 por cento nos lucros da Intel em 2006 e perdas de 166 milhões de euros para a AMD.



Notícias Relacionadas:

2007-01-09 - Intel anuncia novos processadores Quad Core