A Intel vai investir mil milhões de dólares no seu programa World Ahead, destinado a financiar a utilização de computadores e a ligação à Internet em mercados emergentes. O investimento está previsto para os próximos cinco anos e deverá ser anunciado amanhã.



O programa World Ahead vai formalizar e alargar outras iniciativas que a Intel já tem vindo a desenvolver em alguns países, nomeadamente a Índia e a China, promovendo a utilização de computadores, formação de professores e a criação de infra-estruturas de ligação à Internet.



O programa visa também estimular a criação de um mercado para a comercialização de produtos e soluções tecnológicas, já que quanto mais maduro um país estiver em termos de utilização de TICs maior é o potencial de vendas de computadores para empresas e particulares.




Entre as prioridades dos investimentos previstos contam-se as redes WiMax, que a Intel tem vindo a promover com experiências em mais de 175 localizações, assim como as plataformas de PCs especialmente desenhadas para países emergentes, como os recentemente anunciados para a Índia.

A iniciativa da Intel junta-se assim a uma série de acções em desenvolvimento por várias entidades e empresas de TIC no sentido de reduzir a exclusão digital, ainda muito forte entre os países desenvolvidos e os mercados em vias de desenvolvimento.

Notícias Relacionadas:

2006-04-07 - Intel detalha plano de comercialização de PCs de baixo custo

2006-03-14 - Modelo de comercialização de PCs de baixo custo da Intel contemplará pay-per-use