Os sistemas da Raspberry Pi são excelentes para construir diversos projetos que necessitem de computação, sendo sobretudo muito acessíveis para estudantes e investigadores. A NVidia também quer contribuir nessa vertente de acessibilidade, mas focando-se em oferecer o acesso a tecnologias de inteligência artificial seja para estudantes, developers ou simples entusiastas e curiosos da programação.

No ano passado a NVidia lançou no mercado o Jetson Nano, focado em rotinas de IA, com um preço de 99 dólares. Mas o equipamento foi alvo de algumas críticas, relativas ao seu preço elevado, ainda que tivesse 4 GB de RAM, face ao modelo topo de gama da Raspberry Pi que apenas tinha 1 GB. Mas a principal queixa foi a ausência de conexão Wi-fi.

E foram esses os principais focos desta nova versão do Jetson Nano, a introdução de Wi-fi e uma redução substancial do preço, agora fixado nos 60 dólares, com o corte na RAM, agora em 2 GB. Este novo modelo tem como processador um ARM A57 quadcore de 64 bits, a uma velocidade de 1,43 GHz, uma placa gráfica NVidia Maxwell de 128 núcleos, duas entradas USB 2.0, uma USB 3.0 e um USB Micro-B, assim como o conector CSI para câmaras. Poderá ligar o computador a um televisor ou monitor através de HDMI.

Como parte do pacote, a NVidia oferece programas de treino e certificações online gratuitos, para ajudar os jovens nos primeiros passos ao universo da inteligência artificial. Por outro lado, os novos membros vão beneficiar de todo o conhecimento partilhado pela comunidade ativa gerada em torno da primeira versão do computador.Tem ainda leitor de cartões microSD, uma porta Gigabit Ethernet, e no caso de necessidade da região onde é vendido, pode ter um dongle USB para Wi-fi.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.