A recém-lançada versão 8 do browser de Internet da Microsoft já conquistou uma quota de 10 por cento no mercado português. O ranking que apura a percentagem, divulgado pela empresa, também mostra que 43,1 por cento dos utilizadores portugueses de Internet recorre à versão 7 do Internet Explorer. O Firefox (3.0) ocupa a segunda posição no ranking, com uma quota de 28,62 por cento do mercado.

O Chrome da Google (versão 1.0) capta 2,96 por cento dos utilizadores e o Firefox (2.0) 1,56 por cento. Antes destes destaca-se também o IE 6, que ainda é usado por 7,85 por cento dos utilizadores. Surgem ainda listados na informação recolhida pelo Stat Counter da Global Stats, o browser da Opera (9.6) e o Safari (3.2), respectivamente com quotas de 1,3 e 1,14 por cento.

Em termos globais, o Internet Explorer 8 é usado por 7,23 por cento dos utilizadores e na Europa por 7,5 por cento de quem navega na Internet, revelam os dados apurados a 24 de Maio.

[caption]Ranking Browsers[/caption]

Hoje, a Microsoft também anunciou uma nova versão localizada do browser optimizada para a educação, dirigida sobretudo a professores e alunos. A versão inclui todas as novas funcionalidades standard e um conjunto de parametrizações específicas para a área da educação, que facilitam o acesso a conteúdos daquela área.