O 2BeOn é um projecto de dois investigadores da Universidade de Aveiro (UA) que, aliando a vontade de comunicar com a inovação, permite colocar as pessoas online, em qualquer altura, em qualquer lugar, em actividades de lazer ou de trabalho.



Resultado de dois anos de investigação, o 2BeOn tem a forma de uma plataforma multimédia que, segundo os seus responsáveis, permite testar e avaliar modelos de integração de serviços de comunicação e gestão, para suporte a actividades de trabalho, lazer e informação. "2BeOn foi a expressão encontrada para reflectir parte dos objectivos de cada uma das áreas de investigação: estar online em qualquer altura, em qualquer lugar e em diversas situações da vida quotidiana", como explicam os investigadores envolvidos no projecto, Pedro Almeida e Jorge Ferraz Abreu, em comunicado enviado à imprensa.



A plataforma é composta por um servidor comum a cada uma das aplicações-cliente, teletrabalho e TV Interactiva, que gere a informação e as comunicações estabelecidas, e um conjunto de rotinas de comunicação interpessoal entre uma máquina-servidor e uma máquina-cliente, acrescentam os docentes.



Pedro Almeida, investigador responsável pela área do teletrabalho no sistema 2BeOn, propõe uma solução que integra um conjunto de serviços de comunicação e de gestão de projectos e de tarefas numa única ferramenta, com um interface e modelos de interacção comuns. Além de integrar os habituais serviços de comunicação da maioria dos projectos desta área, explora, ao mesmo tempo a gestão desses serviços e das tarefas.



A área que proporciona a administração e a coordenação dos grupos de trabalho e a comunicação entre os seus intervenientes denomina-se ProjectoON. Segundo o explicado, os utilizadores poderão dinamicamente criar grupos de trabalho. Em cada grupo, cada membro poderá contribuir com a definição de tarefas e comentar a evolução das mesmas.



O sistema explora ainda a ligação entre aplicações ao utilizar diferentes serviços de comunicação para alertar das evoluções em cada projecto. Nesta área encontram-se, ainda, os serviços de comunicação disponibilizados aos utilizadores da aplicação, como email, chat particular, chat de grupo ou projecto e uma ferramenta de transferência de ficheiros por projecto. Os utilizadores têm igualmente acesso ao seu próprio espaço no servidor com uma área de ficheiros pessoais e uma agenda.



Já o investigador responsável pela área da TV Interactiva, Jorge Ferraz de Abreu, pretendia implementar um modelo que permita suportar e fomentar a comunicação interpessoal entre telespectadores e deu ao 2BeOn capacidade para proporcionar a discussão de temas comuns, tal como o programa televisivo a que se assiste, em qualquer altura.



O modelo conceptualizado fornece diversas funcionalidades, nomeadamente a área FriendsOn, a MsgOn, a ChannelsOn e a área +sOn. Poderá saber se os seus amigos ou familiares estão a ver televisão e a que programa assistem, e encetar com eles "conversas" escritas acerca do assunto, através de diversos serviços de comunicação.



Caso, pontualmente, o utilizador não pretenda ser identificado ou interpelado pelos restantes elementos que fazem parte da sua comunidade, pode activar o mecanismo de privacidade implementado, refere-se em comunicado. A consulta de mensagens pode ser efectuada na área MsgOn.



Em comunicado, os responsáveis explicam ainda que a set-top-box, que permite implementar e sobrepor na TV os serviços interactivos desenvolvidos, foi concebida especialmente para este projecto, "a partir de um computador, apetrechado com uma placa de TV, controlado por uma aplicação-cliente desenvolvida em Macromedia Director". A interacção com a set-top-box é garantida com um telecomando especial, programado e adaptado ao 2BeOn e o apontador de TV também é inédito, assim como as funcionalidades TVChat por canal e a área FriendsOn, acrescentam os docentes da UA.



Notícias Relacionadas:

2002-09-06 - Universidade de Aveiro com novos cursos em regime de eLearning

2002-04-04 - Universidade de Aveiro promove Festival Nacional de Robótica