Numa mensagem de vídeo apresentada no Fórum Mundial para as Políticas de Telecomunicações, a comissária europeia com a pasta referente à Sociedade de Informação, Viviane Reding, anunciou novas medidas no âmbito da banda larga.

Sem avançar mais detalhes a responsável frisou apenas que Bruxelas está a trabalhar no lançamento de um pacote de incentivos ao desenvolvimento de uma estratégia europeia para a banda larga e Redes de Nova Geração assim como num novo pacote regulatório que tem em vista a predictabilidade e certeza legal na Europa.

À margem do fórum, Mário Lino, Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, anunciou que a curto prazo seria anunciado o programa nacional para investimentos em infra-estruturas de nova geração em zonas rurais. Essa iniciativa contou com um investimento de 55 milhões de euros por parte da CE, escreve o Jornal de Notícias.

Lembre-se que em Janeiro deste ano, a CE anunciou uma proposta para o investimento em infra-estruturas de banda larga e de energia, através da qual o executivo pretendia utilizar mil milhões de euros para ampliar e melhorar as ligações de Internet de alta velocidade nas áreas rurais de todo o espaço comunitário. Desse apoio, 55 milhões foram entregues ao Estado português.

O alargamento dos acessos a zonas rurais tem sido um dos pontos de atenção da Comissão que, também este ano mas no mês passado, apresentou uma outra proposta onde pedia às várias administrações a reprogramação dos seus planos de desenvolvimento rural, com o objectivo de chegar a 2010 com todo o território da União Europeia coberto com ligações de banda larga, incluindo as zonas mais remotas.

Nessa proposta focou as políticas de Coesão para 2007 a 2013, sublinhando que estas incluem um investimento de 15 mil milhões de euros em todo o espaço comunitário para infra-estruturas nas regiões beneficiadas, que em parte chegam às zonas rurais.