A Apple vendeu um milhão de iPads em 28 dias, ultrapassando em larga escala o "feito" conseguido pelo primeiro iPhone, que precisou de 74 dias para chegar ao milhão de unidades.

Os números são avançados pela fabricante, que afirma que o número foi atingido esta sexta-feira, menos de um mês após o início da comercialização em lojas norte-americanas do seu tablet, a 3 de Abril.

"Um milhão de iPads em 28 dias - é menos de metade dos 74 dias que foram necessários para atingir este marco com o iPhone", afirmou Steve Jobs, CEO da Apple, citado no comunicado da empresa.

A possibilidade das primeiras vendas do iPad baterem o recorde do iPhone já tinha sido antecipada por alguns analistas, com base nos números relativos às vendas conseguidas durante o primeiro fim-de-semana em loja do tablet, como o Tek noticiou na altura.

No comunicado enviado hoje à imprensa, a fabricante anuncia também que os novos utilizadores do iPad já descarregaram mais de 12 milhões aplicações da App Store e mais de 1,5 milhões de ebooks da nova iBookstore.

Entretanto, há já quem faça previsões a respeito do acolhimento da versão 3G do equipamento, que chegou às lojas dos EUA este fim-de-semana. De acordo com um analista da Piper Jaffray, citado por alguns meios internacionais, a segunda versão do tablet a ser disponibilizada terá vendido qualquer coisa como 300 mil unidades entre sexta-feira e domingo (incluindo os 52 dias de pré-reservas).

A confirmarem-se os números, estes correspondem ao equivalente ao primeiro dia de vendas da versão sem conectividade 3G (incluindo 22 dias de pré-reservas), o que de acordo com os especialistas não é mau, tendo em conta que este equipamento é vendido com preços a partir de 629 dólares - cerca de 129 dólares mais caro que a versão que só tem Wi-Fi (disponível por valores a partir dos 499 dólares).