O Ministério da Justiça e o ITIJ (Instituto das Tecnologias da Informação na Justiça) lançaram um desafio a toda a comunidade open source para apresentarem soluções que promovam a resolução de um bug do Firefox que afecta a certificação no site da presidência portuguesa da UE. O prémio é de 1000 euros e esta é a primeira iniciativa do género lançada por uma entidade governamental portuguesa.

"Já várias vezes se tinha aventado a hipótese de usar o sistema de bounties com a tutela do ITIJ. Agora foi uma questão de concretizar", justificou Mário Valente, presidente do ITIJ, ao TeK.

O desafio foi lançado no dia 1 de Julho e foram já muitas as respostas, com um nível de participação positivo, explicou Mário Valente. "[A resposta] Tem sido boa. Embora a grande maioria sejam contribuições
de diagnostico e depuração (algo que já tínhamos feito internamente),
ao invés de apresentação de soluções. Mas têm sido sempre
adições válidas", refere.

O bug do Firefox impede o reconhecimento do certificado do site da presidência portuguesa da UE no acesso a utilizadores registados. O certificado não é reconhecido como sendo emitido por uma entidade válida, embora funcione noutros browsers, entre os quais o Internet Explorer.

Aparentemente o problema não está apenas relacionado com o facto do Firefox não implementar uma parte do standard. Pela análise realizada internamente no ITIJ, e explicada na nota do "desafio" lançado por Mário Valente, o bug pode estar ligado a comparações de campos codificados em UTF-8 num certificado e como printable noutros.

O desafio lançado aos hackers é concretizado através do ITIJ, com o conhecimento da Secretaria Geral da Justiça, ao abrigo a legislação que permite aos organismos públicos fazer adjudicações directas até 5000 euros, explica Mário Valente. "A estrutura governamental, em particular a Secretaria de Estado
da Justiça assim como a Entidade de Certificação Electrónica do
Estado, estão a par de que o ITIJ iria tentar resolver o problema
junto da comunidade opensource", sublinha.

Notícias Relacionadas:

2005-10-06 - Governo cria nova Autoridade para certificação electrónica