Foi disponibilizada uma nova forma de desbloquear o iPhone 4 que apenas necessita do browser do próprio telefone para ser executado.

A solução destaca-se por, ao contrário de outros jailbreaks anteriormente publicados, dispensar a conexão do telefone a um computador, tornando mais simples o processo. O utilizador apenas precisa de usar o navegador Web fornecido com o smartphone da Apple e aceder a JailbreakMe.com, seguindo o processo aí indicado.

A novidade chegou este domingo, pelas mãos iPhone Dev Team, que já é conhecida pelo trabalho no que respeita ao hacking de dispositivos móveis da Apple, e surge poucos dias após os EUA terem consagrado a legalidade da utilização de processos para ultrapassar os mecanismos de protecção que impedem o acesso dos telefones a redes de outros operadores e a execução de software não aprovado pela marca.

De acordo com a informação avançada, o software funciona em todos os dispositivos móveis que usem o iOS, incluindo iPhones, iPads e iPods que usem as versões 4 e 4.01 do sistema operativo, mas não é compatível com o iOS 4.1 beta.

O jailbreak vem permitir o acesso a redes de outros operadores (para além daquele ao qual o telefone se encontra vinculado à data da compra) e a utilização de software não aprovado pela Apple, mas, segundo a C|Net, alguns utilizadores têm relatado problemas com o FaceTime e as MMS depois de executarem o software.

Seja como for, a procura é elevada. De tal forma que os servidores do site não têm conseguido dar conta da solicitação e são muitos os que se queixam de não conseguir aceder ao endereço, avança a mesma fonte.

Apesar de legal, a Apple não aconselha a utilização do jailbreak, lembrando os utilizadores de que o processo viola os termos da garantia e pode causar anomalias no funcionamento dos dispositivos.