Muito virada para a especificidade do mercado japonês, a CEATEC não deixa de ser uma feira que mostra novas tendências tecnológicas e produtos que mais cedo ou mais tarde podem chegar ao mercado europeu. O estilo minimalista está porém presente em alguns aspectos da CEATEC, contrastando com os produtos mais “geek”, num contraste muito japonês.

O centro de exposição em Chiba, perto de Tóquio, acolheu este ano 804 expositores, sendo 289 estrangeiros, e juntando também várias conferências.

De robots a telemóveis destacáveis, baterias de carregamento rápido ou usando novas tecnologias, passando pelos televisores e transistores, o TeK reúne aqui algumas das novidades da feira que começa hoje e se estende até dia 4 de Outubro. A tarefa não foi fácil, até porque a grande maioria dos expositores não fala inglês e informação em papel só em japonês...

Alguns dos equipamentos mais impressionantes da CEATEC são os robots. De várias formas e com diferentes objectivos e utilidade por vezes discutivel, os vários robots têm um aspecto cada vez mas friendly, massificando aquilo que foi durante muito tempo um equipamento de aspecto rude e que apelava apenas aos “techies”.

O Murata Seisaku-kun é um excelente exemplo. Este ciclista tem um sensor de giróscópio que permite que se equilibre na bicicleta, uma tarefa que qualquer miúdo de 5 anos consegue completar mas mais difícil para os robots. Desenvolvido pela Murata Manufacturing, tem cerca de 50 cm de altura e pode rodar a cerca de 2Km por hora, detectando e evitando obstáculos. Não foi criado para ser vendido mas pode ter sucesso como artigo de relações públicas.

Este robot já é repetente na CEATEC mas não deixa de ser interessante. Veja o vídeo da demonstração de uma versão anterior.

Dos vários robots presentes na feira fazem parte também o dinossauro Pleo e os coelhos Nabaztag, que já se podem comprar online. Menos “simpáticos” mas provavelmente mais úteis na interacção com o público, outros robots marcam também presença no pavilhão do Business Design Laboratory.

Veja o video do Pleo a fazer amizades.

A diferença das tecnologias de rede impõe diferenças na área de telemóveis mas há conceitos que vale a pena observar, como o Select Free Concept da NEC.

A NTT DoCoMo mostrou também um telemóvel desmontável, um conceito que poderá chegar às lojas. Ou não... Veja o Video.

Nos stands das grandes empresas de electrónica as novidades centraram-se mais nas TVs e na ligação entre diferentes dispositivos domésticos. No stand da Toshiba as novidades estenderam-se das novas tecnologias de bateria baseadas no SciB supercharge ao uso de metanol às televisões e gravadores de DVD numa altura em que a empresa aposta na Alta definição sem o HD DVD.