Os chamados “cheaters” são uma praga dos jogos competitivos online, que utilizam ferramentas e scripts ilegais para ganharem vantagens nas partidas contra outros jogadores. A prática é condenável e dá origem a castigos pesados quando descobertos em partidas de torneios com prémios astronómicos. Mas o problema é que os sistemas são cada vez mais sofisticados e já há batoteiros a utilizar IA nos seus esquemas.

O popular jogo competitivo Rocket League foi vítima de abusos de batoteiros, que neste caso recorreu a um sistema de inteligência artificial em substituição do jogador numa partida multijogador. O vídeo que tem sido partilhado na comunidade mostra uma jogada onde uma viatura mantém um controlo calculado da esfera, fintando outros jogadores até rematar à baliza e marcar. A jogada em questão é classificada como "humanamente impossível", dada a física dos veículos e do esférico que dificultaria o controlo impressionante demonstrado.

O vídeo foi partilhado na página oficial do jogo no Reddit e rapidamente gerou reações da comunidade, referindo outros exemplos de jogadores que estão a utilizar os sistemas de IA para ganhar partidas e fazer subir a sua classificação nos rankings. Referem que não se trata apenas de bots que continuam a jogar na ausência dos jogadores. Um jogador contactou-o em mensagem privada no jogo e este respondeu-lhe, significando que ficam apenas a assistir ao bot a jogar por si, no desenrolar da partida, frente ao computador.

“Jogo Rocket League há sete anos e nunca vi um ser humano a fazer uma jogada daqueles em qualquer nível de ranking. Existem jogadores habilidosos nas fintas, mas não é normal ver um habilidoso ficar preso no terreno, pois a maioria executa manobras aéreas nas suas jogadas”, refere uma das testemunhas, citada pelo PC Gamer.

O sistema em questão chama-se RLGym e é uma API de Python criada para treinar bots de Rocket League, mas não para ser utilizado para fazer batota. A aplicação permite criar bots que servem para ajudar os jogadores a treinarem e a tornarem-se melhor, daí a variação do nome relacionado com ginásio para projetos de aprendizagem. O plugin controla os veículos no jogo enquanto este está a correr, executando manobras e jogadas. Os bots são igualmente conhecidos (e devidamente identificados no jogo) e são utilizados em partidas offline.

Felizmente, o bot criado pela RLGym é referido como extramente difícil de criar e treinar, o que significa que não deverão existir muitos batoteiros no jogo a este nível. O certo é que se abriram precedentes no uso deste tipo de batotas. A produtora do jogo, a Psyonix confirmou à publicação o conhecimento de alguns jogadores estarem a usar bots como batotas nas partidas a contar para os ranks e está a investigar soluções para mitigar o problema.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.