De acordo com diversos relatórios de empresas de segurança, foi identificado o primeiro troiano para o iPhone da Apple. A imprensa internacional informa que o código malicioso era distribuído através de aplicações falsas que se faziam passar por upgrades importantes para o telemóvel.
A particularidade deste caso é que o código foi criado por um jovem de 11 anos, que publicou o troiano disfarçando-o de uma aplicação "third-party". Para que o ficheiro tivesse um impacto relevante, o jovem apelidou-o de "firmware 1.1.3 prep", referindo-se a ele como uma aplicação de preparação para o software de actualização futuros.
Contudo, e apesar de se um código malicioso, o troiano não provoca danos no telemóvel quando é instalado. Ao invés disso, começa a causar problemas quando o utilizador tenta apagar o ficheiro já que, ao remover a aplicação são retirados ficheiros legítimos do iPhone.
O autor do código malicioso já foi identificado e obrigado a retirar o ficheiro do Modmyifone, o site onde estava disponível o upgrade.
Desde que foi lançada a primeira aplicação desenvolvida por terceiros, no verão passado, as preocupações referentes a possíveis ataques ao iPhone e consequentemente aos seus utilizadores têm vindo a aumentar.
Embora esta última tentativa de ataque tenha sido detectada, as empresas de segurança referem que é necessário os utilizadores prestarem atenção aos ficheiros que descarregam para os seus equipamentos, principalmente se forem desenvolvidos por terceiros.
Notícias Relacionadas:
2007-12-18 - iPhone foi o termo mais pesquisado no Google em 2007
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários