Um jovem norte-americano passa, em média, 7 horas e 38 minutos a usar dispositivos electrónicos. Computadores, smartphones, televisões, leitores de mp3 e afins ocupam qualquer coisa como 53 horas por semana, na faixa etária entre os oito e os 18 anos.

Os dados são de um estudo apresentado pela Kaiser Family Foundation, que revela ainda que a maior parte dos entrevistados usa vários dispositivos em simultâneo (ouvem música enquanto navegam na Internet, por exemplo), o que resulta num consumo diário de "entretenimento electrónico" na ordem das 10 horas e 45 minutos.

À contagem é preciso acrescentar ainda a hora e meia que gastam a mandar SMS e os trinta minutos passados a falar ao telefone.

Os resultados surpreenderam os responsáveis pelo estudo, que à data do último relatório - publicado em 2005 - acreditavam que os valores não tinham por onde crescer, sob pena de os adolescentes ficarem sem tempo livre. Mas cresceram, e o aumento foi superior ao verificado no período entre 1999 e 2005.

Nos últimos cinco anos o tempo dedicado à utilização deste tipo de equipamentos aumentou uma hora e 17 minutos, mostra a análise comparativa dos últimos dois relatórios.

"É impressionante", disse um dos autores no estudo, em declarações ao The New York Times. "Lembro-me de no segundo relatório (de 2004) ter escrito um parágrafo em que dizia que tínhamos atingido o limite no uso destes meios, a partir do qual o número de horas existentes num dia não seria suficiente para que se verificasse um aumento do tempo dedicado à sua utilização. Mas agora aumentou uma hora", afirmou Donald F. Roberts.

A análise baseia-se na observação dos hábitos de 2.002 estudantes com idades compreendidas entre os oito e os 18 anos. O relatório agora publicado apresenta dados recolhidos em três fases do estudo: 1999, 2004 e 2009.

A faixa etária entre os 11 e os 14 anos é aquela onde se verifica um maior consumo de novos media. A televisão é o meio mais usado, registando uma média diária de utilização de quatro horas e 29 minutos. O consumo diário de música é de duas horas e 31 minutos e a utilização do computador não vai além de uma hora e um quarto, seguido dos videojogos, que ocupam uma hora e 13 minutos por dia.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.