A JP Sá Couto é a nova líder do ranking "Top 10 Vendors" da IDC para Portugal. Nos resultados relativos ao primeiro trimestre de 2009, a consultora atribui à fabricante portuguesa 219 mil unidades vendidas e uma quota de 40,8 por cento, numa taxa de crescimento de 1308,5 por cento face a igual período de 2008.

Para os resultados alcançados contribuíram essencialmente as vendas do portátil Magalhães, refere a IDC num comunicado enviado à imprensa.

A segunda posição deste ranking é ocupada pela HP com 100 mil unidades vendidas. Com uma quota de mercado de 18,7 por cento, a HP apresentou uma taxa de crescimento de 22 por cento no primeiro trimestre de 2009.

A Toshiba ocupa a terceira posição com 73 mil unidades vendidas do mercado nacional de PC e perde quota de mercado no primeiro trimestre de 2009, ficando com 13,7 por cento do mercado. A fabricante apresentou um crescimento negativo de nove por cento face ao mesmo período em 2008.

A Inforlandia ocupa a quarta posição com um crescimento de 440,6 por cento, graças ao programa e.escolas, refere a IDC. A consultora atribui à fabricante a venda de 43 mil unidades e uma quota de mercado de oito por cento.

O ranking difere do apresentado pela Gartner, recentemente, que colocava a HP, a Toshiba e a Inforlândia nos lugares do pódio, remetendo para a sexta posição a JP Sá Couto, precisamente porque esta consultora não contempla nos seus números o programa e.escolinha, por considerá-lo "um projecto exclusivamente governamental".

Mercado cresce acima de 70%

Na avaliação trimestral que faz do mercado de PCs em Portugal, a IDC refere uma subida de 71,4 por cento, em muito superior à média apresentada pelos restantes países da Europa Ocidental (0,2%).

Os portáteis continuam a liderar a preferência dos portugueses. Entre Janeiro e Março de 2009 foram vendidas 447 mil unidades de portáteis, num crescimento de 89,7 por cento do mercado.

Os desktops apresentam também uma retoma no crescimento das vendas no primeiro trimestre de 2009 face ao mesmo período do ano anterior, contrariando-se assim a tendência de queda que se tinha vindo a verificar ao longo do ano de 2008. No primeiro trimestre de 2009 foram vendidas em Portugal mais de 90 mil unidades de desktops, mais 16 por cento face ao ano passado.

HP (67,7%), JP Sá Couto (-19,7%) e Dell ocupam respectivamente o primeiro, segundo e terceiros lugares do pódio trimestral da IDC em vendas de desktops.