Dois dos mais importantes laboratórios militares norte-americanos, Oak Ridge e Los Alamos, foram alvo de um dos mais sofisticados ataques de phishing dos últimos tempos. A operação maliciosa durava desde 29 de Outubro e, ao que tudo indica, terá comprometido a segurança de informações confidenciais armazenadas nas bases de dados dos laboratórios referentes aos visitantes que acederam às instalações entre 1990 e 2004.



Em comunicado, um porta-voz dos laboratórios indica que o ataque "parece ter sido uma tentativa coordenada para aceder às redes dos computadores de diversos laboratórios e de outras instituições" norte-americanas.



Mesmo assim, os atacantes fizeram "aproximadamente 1.100 tentativas para roubar informações através de uma estratégia muito sofisticada" com recurso a emails.



Pela informação disponibilizada, sabe-se que os hackers enviavam aos trabalhadores das instalações mensagens de correio electrónico que "à primeira vista pareciam legítimas", já que mencionavam convocatórias para conferências ou incluíam mensagens supostamente enviadas pela Comissão Federal do Comércio (FTC), mas que afinal incluam links maliciosos.



Ambos os casos estão a ser alvo de investigação por parte das autoridades competentes embora ainda não tenham sido adiantados mais pormenores. Sabe-se no entanto que o laboratório Oak Ridge disponibilizou uma página online colocou algumas dicas para evitar que os visitantes seja alvo de roubo de identidade.



Notícias Relacionadas:

2007-11-29 - Cibercrime será a principal ameaça à segurança em 2008