Passaram-se 50 anos sobre o lançamento de 2001: Odisseia no Espaço e para comemorar a data histórica do filme de ficção científica, a empresa Master Replicas Group, especialista em criar réplicas, quer colocar na casa dos fãs o próprio Hal 9000, o sistema de inteligência artificial da nave. Para tal licenciou os direitos de imagem à Warner Bros. e criou uma linha de produtos, destacando a réplica com dimensões semelhantes do computador, em forma de um altifalante Bluetooth, montado numa consola de comandos e dotado de um sistema de voz interativa.

O speaker pode ser emparelhado com outros sistemas Bluetooth e é composto por uma placa em alumínio, um olho vermelho iluminado e suportes de ímanes para agarrar o aparelho numa base, possibilitando a sua montagem na parede ou numa mesinha.

Se desejar, pode comprar uma versão limitada (com apenas 2.001 unidades) com um suporte de base para a parede, cuja moldura reproduz o painel de instrumentos onde está inserido o computador Hal 9000 no filme. O conjunto tem um ecrã HD de 10 polegadas, mostrando de forma dinâmica as mensagens. Além disso, tem 10 teclas retroiluminadas para controlar diversas funcionalidades de interação com o Hal 9000.

O assistente de IA da Amazon Alexa está também pré-instalado de raiz, respondendo aos comandos de voz dos utilizadores. Esta edição custa cerca de 600 dólares e já pode ser pré-reservado, com entregas previstas para o primeiro trimestre de 2019.

O projeto foi lançado numa campanha no site de angariação de fundos de crowdfunding Indiegogo e faltando ainda mais de duas semanas para acabar, já ultrapassou em 675% o objetivo de 80 mil dólares, com 670 contribuintes a investir 539,991 dólares no momento.