A CES 2023 arranca no início de janeiro e as principais fabricantes antecipam o evento com diversos anúncios. A Lenovo já revelou as novidades que vai mostrar em Las Vegas, com novos modelos da linha de portáteis IdeaPad e tablets Tab M9.

Ao todo são cinco modelos da linha IdeaPad, que a marca diz terem sido pensados no desempenho. Na lista de equipamentos está ainda incluindo o novo tablet Tab M9 com um ecrã de 9 polegadas. Todos eles projetados para profissionais em movimento, seja para trabalhar, estudar, criar conteúdos ou para entretenimento.

IdeaPad Pro 5i e o IdeaPad Pro 5 Gen 8

O IdeaPad Pro 5i e o IdeaPad Pro 5 Gen 8 vão ser revelados em duas cores cinzento ártico e azul gelado. Os modelos prometem melhor desempenho, tendo sido atualizados com os novos processadores da Intel e AMD, assim como GPUs de última geração NVidia GeForce. Os computadores têm diferentes configurações, capacidade de memórias e tamanhos de ecrãs. O modelo de 16 polegadas têm uma slot de expansão do seu SSD. Estão ainda equipados com portas USB 4.0 e Thunderbolt 4.0.

Clique nas imagens para mais detalhes

Ainda sobre os modelos, os seus ecrãs utilizam a nova tecnologia Dynamic Display Switch, que melhora o framerate das imagens. E têm taxas de atualização até 120 Hz, ideal para jogar ou ver vídeos com melhor fluidez. Contam ainda com o já habitual rácio de imagem 16:10 e suporte 100% de cores sRGB. As já habituais certificações de baixas emissões de luz azul traduzem-se em maior conforto ocular. E o novo obturador da webcam adiciona uma camada adicional de proteção à privacidade dos utilizadores.

Os portáteis têm uma bateria que dura várias horas com apenas 15 minutos de carregamento, permitindo assim dar pequenos “encostos” de energia entre tarefas importantes e reuniões. O sistema Smart Power foi desenhado para se adaptar ao comportamento do utilizador, melhorando o desempenho da bateria de forma inteligente.

A fabricante já revelou os seus preços e disponibilidade. Os modelos Pro 5i (Intel) e Pro 5 (AMD Ryzen) de 14 polegadas chegam ao mercado a partir de 999 euros, nas lojas em abril e julho, respetivamente. O Idepad Pro 5i de 16 polegadas com processador Intel chega em maio a começar por 1.499 euros. e o Pro 5 de 16 polegadas com processador AMD chega em abril por 1,.399 euros.

IdeaPad Slim 5i e Slim 5 Gen 8

Quanto aos modelos IdeaPad Slim 5i e Slim 5 Gen 8 destacam-se por serem mais finos e leves, ideais para transportar em todo o lado nas rotinas diárias. Os portáteis têm até 16 polegadas de tamanho de ecrã, que neste caso oferece até 2.5K de resolução. Os modelos de 14 polegadas têm um ecrã OLED com 2.2K de resolução. Ainda sobre os ecrãs, estes têm até 400 nits de brilho, sendo concebidos para trabalhos no exterior, nas diferentes condições de iluminação, sobretudo sobre Sol intenso.

Estes modelos contam ainda com um TouchPad maior, referido como desenhado para ajudar na produtividade, pela sua facilidade de utilização sem a necessidade de levantar os dedos. Os portáteis contam com os mais recentes processadores da Intel Core e AMD Ryzen 7000.

Clique nas imagens para mais detalhes

Chega ao mercado em cores violeta, cinzento nuvem e azul abismo. O IdeaPad Slim 5i de 14 polegadas, com processador Intel, chega em julho, a partir dos 699 euros. O modelo de 16 polegadas chega primeiro em maio a partir dos 749,99 euros. Já os modelos Slim 5, de 14 e 16 polegadas, com processadores AMD, chegam em maio a partir de 649 euros e o segundo, nos Estados Unidos no mesmo mês por 649,99 dólares.

A gama de portáteis fica completa com o IdeaPad Flex 3i Chromebook, com um ecrã de 12 polegadas. Este conversível promete maior flexibilidade de utilização, sendo um 2-1, podendo ser utilizado em formato tablet ou como um portátil convencional. Tem uma bateria para 12 horas, certificação de luz azul da TÜV Rheinland e pode ser equipado com um teclado retroiluminado opcional. Tem um ecrã a 16:10 e possibilidade de a dobradiça elevar o teclado 15 graus para melhorar o conforto a escrever.

O portátil tem ainda uma opção com câmara HD ou Full HD com obturador físico e uma tecla dedicada de mute para silenciar o equipamento. O equipamento promete melhor desempenho de processador, com a nova série N da Intel, altifalantes posicionados para o utilizador e ainda conetividade Wi-fi 6E. Chega ao mercado dos Estados Unidos em maio a começar nos 349,99 dólares.

Por fim, a Lenovo vai também mostrar o Tab M9, o tablet com um ecrã de 9 polegadas. Pretende ser fino com 7,99 mm de espessura e 350 gramas de peso, para que os utilizadores o carreguem para todo o lado. Ideal para momentos de lazer, suporta a calibração Netflix HD, assim como som Dolby Atmos em dois altifalantes estéreo.

Clique nas imagens para mais detalhes 

O tablet é alimentado por um processador MediaTek Helio G80 de oito núcleos, até 128 GB de armazenamento interno e Android 12. Promete uma autonomia de até 13 horas de vida, conetividade Wi-fi 5 e GPS otimizado. Se quiser pode utilizar o tablet como um leitor de ebooks, colocando-o no modo de Leitura, simulando a cor das páginas de um livro, para melhor conforto ocular, suportando também pela certificação TÜV Rheinland.

O tablet chega ao mercado dos Estados Unidos no segundo trimestre de 2023, a partir de 139,99 dólares.

Por fim, seja para um ambiente de estudo ou para funcionar como um centro multimédia para a sala de estar, o IdeaCentre Mini é uma pequena caixa compacta, com um design minimalista. No seu interior esconde o mais recente processador da Intel, assim como duas memórias DDR4 e capacidade de armazenamento SSD até 1 TB. Tem conetividade Wi-fi 6, portas Thunderbolt 4.0 e USB-C. Pode utilizar para aceder a ficheiros no tablet ou smartphone quando estiver fora da secretária, através do Lenovo Smart Storage. O equipamento chega aos Estados Unidos no segundo trimestre, a partir de 649,99 dólares.

Clique nas imagens para mais detalhes 

O SAPO TEK está a acompanhar os principais lançamentos e novidades da CES 2023, que pode seguir no site, na newsletter e no especial que dedicámos à feira de Las Vegas.

Clique nas imagens para detalhes