A tecnológica sul-coreana vai apresentar na CES 2014 um sistema de comunicação que permite controlar todos os dispositivos inteligentes da marca, sobretudo os eletrodomésticos, através de mensagens escritas enviados pelo telemóvel. Os comandos podem ser enviados por SMS ou pela aplicação de messaging Line.

O serviço HomeChat vai fazer uso de um sistema de processamento de linguagem natural para fazer a comunicação entre o utilizador e o frigorífico, a máquina de lavar ou o aspirador.

Em comunicado a LG dá o seguinte exemplo: o utilizador envia uma mensagem a dizer "Vou de férias", à qual receberá a resposta de "Devo converter para modo de férias?". Se o utilizador disser que sim os eletrodomésticos vão-se adaptar a este perfil, seja através da redução de consumos, seja através da execução de uma tarefa em períodos pré-definidos.

Receber atualizações do frigorífico em tempo real, partilhar fotografias e colocá-las nas portas do mesmo e saber à distância o que está em falta no eletrodoméstico são outros exemplos do que poderá ser feito. "Quando foi a última vez que limpaste?", pergunte se quiser ao seu aspirador que ele responde com a hora e a data do último "serviço".

Quanto à escolha do Line esta justifica-se pela base de utilizadores acima dos 300 milhões e pelo facto de estar disponível em Windows, Mac OS X, Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry e Asha.

A LG é uma das empresas que faz parte do consórcio criado recentemente, a AllSeen Alliance, que vai trabalhar para unificar o desenvolvimento da Internet das Coisas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico