No sentido de promover o lançamento de novos produtos com ligação à Internet, a sul-coreana LG Electronics - uma empresa pioneira no desenvolvimento e comercialização de electrodomésticos com acesso à Web a partir de redes domésticas - organizou uma demonstração de uma casa inteligente nos armazéns Harrods de Londres.



De 20 a 25 de Maio esteve a residir nas montras da Brompton Road deste estabelecimento comercial a "Família Internet", um teste ao vivo do conceito de casas inteligentes tendo como lema a frase "A Window on The Future" - uma janela para o futuro.



Composta por quatro elementos seleccionados de uma série de candidatos, a família foi constituída pela mãe (de 41 anos), o pai (de 40), a filha (de 17 anos) e o filho (com 18 anos), tendo-se formado entre 13 e 19 de Maio.



O objectivo deste evento foi demonstrar a perspectiva da LG Electronics sobre o conceito de uma casa inteligente, equipada com os mais avançados aparelhos do mercado, todos com acesso à Internet, num ambiente familiar.



Também foi possível visualizar a vida da família na casa a partir do site do evento. Os espectadores a partir da rua e os cibernautas puderam inclusivamente votar as actividades da família dentro da casa, isto é, o que vestiam, comiam e viram na televisão ou o que compravam online.



A casa era constituída por quatro divisões correspondentes a quatro montras dos armazéns. Na cozinha, existia um frigorífico multimédia, bem como uma máquina de lavar a roupa e um micro-ondas ligados à Internet. A partir da sala, era possível observar um ecrã plasma de 60 polegadas e um PC topo de gama com um monitor de cristais líquidos.



Já na zona de lazer, a família podia descansar e fazer ginástica, bem como jogar futebol de mesa, enquanto se refrescava com o aparelho de ar condicionado da LG Electronics, também controlado pela Internet. Por fim, na zona de relaxe, a família podia tirar partido de toda uma série de regalias.



Todos os electrodomésticos com ligação à Internet da LG Electronics que equiparam a casa podem já ser adquiridos em vários países. Cada produto pode ser controlado à distância, a partir de qualquer zona da casa, via telefone ou por email. Os aparelhos podem ser utilizados de uma forma isolada ou ligados em redes domésticas, controlados pelo frigorífico multimédia que funciona como servidor doméstico.



O software e dados relativos a cada produto podem ser actualizados pelo utilizador, mediante o download de determinados ficheiros, à medida que forem surgindo novas tecnologias.


Notícias Relacionadas:

2002-04-27 - Philips inaugura casa do futuro

2002-01-08 - Microsoft lança novos produtos em direcção ao lar digital multimédia

2001-03-19 - LG Electronics investe mais de 785 milhões de dólares em I&D

2001-01-18 - LG Electronics desenvolve dispositivo móvel com Linux

2000-11-08 – LG agressiva no mercado DVD britânico

2000-10-26 – LG Electronics e a Intel assinam acordo para notebooks