
A LG tem uma nova proposta para profissionais e criadores de conteúdo, sobretudo na área de edição de vídeo, design gráfico e outros trabalhos que exijam elevadas transferências de dados nos seus fluxos exigentes. Trata-se do monitor UltraFine evo 6K (modelo 32U99oA), aquele que a fabricante diz ser o primeiro do mundo com conectividade Thunderbolt 5, nesta resolução elevada (6144x3456). A fabricante diz que tem uma precisão de cores elevada, aliado à alta velocidade de transferência de dados.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt
O monitor tem um ecrã com 32 polegadas, uma densidade de 224 PPI, para que o texto seja mais nítido e maior precisão nos detalhes visuais gráficos. A sua calibração de fábrica permite a mesma consistência de cores entre o Windows e o macOS, cobrindo 98% da palete de cores DCI-P3 e 99,5% do Adobe RGB. Conta ainda com certificação VESA DisplayDHR 600, com mais brilho consistente e cores realistas, elementos sensíveis nos trabalhos gráficos e de vídeo. Nos equipamentos Mac, a fabricante reservou ainda o Studio Mode, a chegar em breve, com três pré-definições de cor.
A fabricante diz que em sistemas baseados em Thunderbolt, a configuração multimonitor é mais fácil de configurar através de encadeamento, ajudando a melhorar a eficiência do multitasking, otimizando os fluxos de trabalhos digitais. O monitor pretende ainda seer um hub profissional, com comutação KVM integrada, oferecendo diversas portas de conectividade, em operações mais fluídas entre os sistemas operativos do Windows e o MacOS.
Veja na galeria imagens do LG UltraFine evo 6K
Quanto à tecnologia Thunderbolt 5, este ajuda na integração dos equipamentos Mac, funcionando como hub de alta velocidade para SSDs, eGPUs e outros periféricos que tirem partido da conectividade. Este oferece até 120 Gbps de transferência unidirecional de dados, que a LG diz ser três vezes mais rápido que a anterior geração. Suporta renderização 4K em tempo real e transferência rápida de ficheiros de vídeo 8K em RAW. É ainda eficaz para fluxos de edição e upscaling de vídeo com recursos a IA.
O ecrã oferece ainda uma moldura minimalista, a chamada Virtually Bordeless em quatro lados. O modelo tem ainda apliques para manter os cabos organizados e guardados, mas ao mesmo tempo suportando múltiplos monitores.
O LG UltraFine evo 6K foi lançado na Coreia do Sul e no Japão, estando previsto para outubro o lançamento global, com preço ainda por revelar.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Porsche estreia carregamento sem fios para elétricos com o novo Cayenne -
App do dia
Ainda se lembra da VSCO? App tem uma nova versão para fotografar com filtros e efeitos em tempo real -
Site do dia
Vagas de calor, incêndios e qualidade do ar com mudanças assinaladas no observatório da Terra -
How to TEK
Saiba como iniciar rapidamente uma conversa de voz num grupo do WhatsApp
Comentários