A Sun Microsystems e as suas parceiras preparam-se para revelar informações detalhadas relativas à especificação de software do seu projecto Liberty Alliance, concebido para concorrer directamente com o serviço Passport da Microsoft de modo a facilitar o processo de identificação e autenticação em diferentes sites da Web, de acordo com a C|NET.



Depois da publicação da especificação técnica, a Sun e as outras companhias que integram esta iniciativa serão capazes de construirem software e sites de um único registo que irão permitir que os utilizadores se registem uma só vez, servindo em seguida essa autenticação para outros sítios online.



O projecto Liberty Alliance constitui um dos pontos da estratégia da Sun de criar uma série de serviços Web da próxima geração que se prevê que possibilitem eventualmente o surgimento de novos negócios e ofertas para o consumidor. Desta forma, a companhia espera que a iniciativa se torne num padrão de serviços Web reconhecidos pela indústria do sector. A Sun pretende que esse padrões sejam livres do pagamento de royalties.



O Passport, a alternativa da Microsoft, desempenha a mesma função que as que serão realizadas pela Liberty Alliance, possuindo actualmente 14 milhões de utilizadores de acordo com a empresa de estudos de mercado Gartner. Inicialmente, foi um sistema reservado aos serviços da Microsoft e das suas parceiras. Contudo, a gigante de software alargou entretanto o leque de sites passíveis de serem abrangidos por esta tecnologia.



Lançado em Setembro do ano passado, o projecto Liberty Alliance reuniu rapidamente um grupo de importantes organizações apoiantes, como o Bank of America, Fidelity Investments, Sprint, Vodafone, Nokia, eBay, American Airlines e VeriSign. Mais tarde, juntaram-se a este grupo a American Express, Hewlett-Packard e a Visa International.



A IBM e a Oracle, duas das maiores firmas da indústria de informática, recusaram apoiar o sistema. A Microsoft afirmou já que poderá considerar juntar-se à Liberty Alliance. Mas a gigante de software também não tem estado parada, já que na segunda-feira passada revelou uma parceria de forma a permitir que o sistema Passport autentique detentores de cartões de crédito da Visa.



A Sun pretende que a Liberty Alliance evolua de uma colaboração entre várias empresas a um padrão formal subscrito pelo World Wide Web Consortium. Ao mesmo tempo, a fabricante de servidores está também a integrar o suporte da especificação do projecto no seu software Sun Open Net Environment (Sun ONE)



Prevê-se que os primeiros produtos compatíveis com o novo sistema - provavelmente software de directórios de servidores, bastante utilizado para armazenar combinações do nome do utilizador e da sua password - sejam lançados nas próximas semanas, pelo menos em formato de testes.


Notícias Relacionadas:

2002-05-29 - Projecto Liberty Alliance conta com mais cinco empresas e cria novos estatutos

2002-03-12 - Sun apresenta novo sistema de autenticação de identidade em rede

2001-12-20 - Sete grandes empresas juntam-se à Liberty Alliance

2001-11-29 - Sun explica a sua estratégia de serviços para a Web em conferência

2001-09-26 - Sun prepara concorrente ao serviço Passport da Microsoft

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.