A Solbi lançou hoje uma nova marca de periféricos da qual detém os direitos exclusivos para a Europa, a Lifetech. A empresa pretende desta forma modificar o tradicional circuito de importação de equipamentos informáticos, cortando intermediários, o que lhe permite ter "uma marca à nossa medida com grande competitividade", explicou Nuno Barradas, responsável pela Solbi Trading.



A introdução da nova marca na Europa foi negociada directamente pela Solbi com um gabinete de gestão de produtos que está ligado a pólos universitários e fabricantes na China e na Formosa. Embora admitindo que foi difícil negociar a marca para os países europeus, PALOPs, Magreb e Brasil, Nuno Barradas volta a salientar que a aposta assegura aos clientes preços muito competitivos em produtos de qualidade e ainda margens três vezes maiores do que o normal aos revendedores.



Apesar de Portugal fazer obviamente parte do circuito de venda dos novos produtos, o objectivo é partir daqui para o mercado de exportação que rapidamente poderá ser responsável por 95 por cento das vendas de produtos Lifetech. Para já a Solbi está a gerir a nova marca mas a breve prazo deverá ser criada uma nova empresa, com participação da Solbi e de representantes chineses, que irá assegurar o desenvolvimento da Lifetech na Europa, afirmou Nuno Barradas em conferência de imprensa.



Em negociação está ainda o modelo da empresa e a participação de cada uma das partes, embora o presidente da Solbi, Maia Nogueira, admita que a empresa quer ter a maioria do capital, ainda não sabe se tal será possível.




Grande parte dos produtos da nova marca estão já à venda em Portugal há cerca de um mês e Nuno Barradas afirma que a adesão tem sido muito positiva. A empresa está agora em processo de selecção de um novo distribuidor para a zona norte do país, mas também de assinatura de contratos de exclusividade com distribuidores em Espanha, França, Tunísia, Marrocos e Brasil.




Gama de produtos aposta na facilidade de utilização
A nova marca oferece uma lista de periféricos alargada mas com oferta linear, apostando em duas escolhas em cada tipo de produto para facilitar a opção dos utilizadores. Os produtos Lifetech vão desde teclados a sistemas de som, ratos e câmaras digitais, passando por leitores de cartões de memória, canetas USB e mesmo pacotes de CDs e DVDs, abarcando uma gama bastante vasta de periféricos.



Dirigida a um público jovem e não muito técnico, a Lifetech vai concorrer com outras marcas mais implantadas no mercado através do preço, garantindo nesta área a sua competitividade. Já à venda está um pacote de Desk Manager que inclui um rato, um par de colunas multimédia e um teclado por 14,90 euros.



Os preços dos restantes produtos estão sensivelmente dentro do intervalo que vai dos 10 euros (caso de um pacote 5 em 1 de cabos USB que ainda não está à venda), aos 149 euros de um flash disk de 512 MBytes, por exemplo. Pelo meio fica a oferta de um sistema de som 5.1 Home Theater por 38,90 euros, um rato óptico sem fios recarregável por 29,9 euros ou um leitor de cartões de memória (que lê 8 formatos diferentes) por 19,9 euros.



Todos os produtos gozam de uma garantia de 2 anos e em caso de avaria o cliente terá direito a uma troca directa junto do distribuidor. Os produtos têm informação em 5 línguas diferentes, sendo a língua portuguesa a principal.

Notícias Relacionadas:

2003-12-27 - Perspectivas 2004 – Central de Compras do Estado precisa de reforma

2003-03-19 -Solbi cria plataforma online para clientes-revendedores