Numa estratégia para fazer diminuir não só o preço dos sistemas operativos e das suas aplicações, mas também do hardware, a Lindows.com irá anunciar dentro em breve um novo computador pessoal disponível por 199 dólares (203,33 euros), contando para tal com o apoio de um grande fabricante de informática que só será revelado na altura.



Assim, por um preço bastante inferior ao de um PDA, os utilizadores poderão navegar na Internet, consultar o email e executar uma variedade de aplicações de software através de um computador desktop baseado no sistema operativo Linux, mediante a integração de uma versão certificada do LindowsOS, a distribuição produzida pela companhia.



Para além disso, os consumidores que adquirirem este PC irão também ter direito a uma subscrição de teste para aceder ao Click-N-Run Warehouse, um armazém online de software contendo mais de 1.600 aplicações. Para serem avisados da disponibilidade deste computador, os potenciais interessados poderão registar-se numa página da Lindows.com. Desta forma, o seu nome será adicionado a lista dos primeiros a serem notificados do lançamento.



Michael Robertson, director executivo da companhia, explicou também ainda em que estado se encontra actualmente a disputa legal entre a Microsoft e a Lindows.com. No final do ano passado, a gigante de software accionou um processo judicial de forma a obrigar a empresa produtora da distribuição do Linux a fechar. A Microsoft alegou que detém a marca registada para a palavra "windows", defendendo que nenhuma outra companhia devia poder utilizar esse termo.



O sistema judicial decidiu bloquear o pedido da Microsoft para obrigar ao encerramento da Lindows.com. Mas está marcado para Abril de 2003 um julgamento em que o juiz irá decidir se a Microsoft possui uma marca registada para a palavra "windows" e se o nome Lindows.com gera confusão nos consumidores.



Enquanto isso, a Lindows.com está a passar por um processo legal em que a Microsoft está a requerer como parte do processo informações como o plano de negócios da empresa e a lista das suas parceiras. Por isso, Robertson apelou a todos os interessados que ajudassem no sentido recolher o máximo de provas possíveis para demonstrar a utilização das palavras "windows", "window" e "windowing" antes e depois de 1983, ano em que foi lançado o Microsoft Windows 1.0, enviando-as para o endereço de email legal@lindows.com.


Notícias Relacionadas:

2002-04-09 - Segunda versão Sneak Preview do LindowsOS já está pronta

2002-03-19 - Microsoft não convence tribunal sobre violação da marca Windows pela Lindows.com

2002-02-18 - Lindows.com publica documentos da sua defesa no processo contra a Microsoft

2002-01-15 - Lindows.com contra-ataca processo instaurado pela Microsoft com uma moção judicial

2001-12-21 - Microsoft processa empresa de software Linux do antigo director executivo da MP3.com