A Lindows anunciou o lançamento do Lsongs, um leitor de música digital e gestor de conteúdos musicais que reúne um conjunto de funcionalidades, antes disponíveis em Linux de forma dispersa, permitindo gravar álbuns, importar músicas a partir de um CD, organizar e ouvir canções recorrendo a um único programa.



Segundo um comunicado divulgado pela empresa, o Lsongs será incluído nas próximas versões do Linspire (novo nome da versão Linux desenvolvida pela empresa), embora tenha disponibilidade imediata.



O comunicado salienta que este é o primeiro programa de música desenvolvido para Linux a reunir um conjunto de funcionalidades num único programa. O Lsongs permite organizar arquivos de música - função apoiada por play lists e um motor de busca -, é compatível com o formato MP3, acrescenta o documento, sublinhando a possibilidade de gravar CDs personalizados e de copiar músicas de CDs para play lists sem mecanismos de protecção dos direitos de autor que bloqueiem o processo.



O Lsongs está disponível de forma gratuita para utilizadores da versão Linux desenvolvida pela Lindows, o Linspire - recorrendo à tecnologia CNR - e por 19.95 dólares para os restantes utilizadores. A empresa sublinha que, enquanto produto open source, o código fonte do novo programa está disponível para todos os seus utilizadores.



Notícias Relacionadas:


2004-04-03 - Lindows opta pelo nome Linspire para evitar problemas de justiça

2003-01-29 - Lindows apresenta PC de baixo custo com capacidades multimédia

2002-04-16 - Nova versão do formato Ogg Vorbis de música digital compatível com dispositivos móveis