A Linspire revelou uma nova versão do Freespire, o sistema operativo apoiado no Ubuntu Linux que distribui. Segundo a empresa, a versão 2.0 do software inclui algumas características técnicas licenciadas pela Linspire, neste caso drivers, codecs e aplicações que garantem uma experiência de utilização melhorada aos clientes do sistema operativo.



Entre as ferramentas inseridas no Freespire 2.0 destaca-se o apoio às funções de multimédia suportado pelo Windows Media, Real Networks, MP3, Java, Flash, ATI, nVidia, WiFi, e outras e a integração dos programas Lsongs, Lphoto e o editor HTML Nvu.



Para além destas ferramentas, o sistema operativo possui tradutores Open XML e inclui ainda um plugin para o serviço CNR, que será lançado brevemente, o que permite o acesso gratuito a milhares de aplicações open-source, assim como a software de reprodução de DVDs, ao StarOffice, ao Parallels Workstation, ao Win4Lin, ao Crossover Office, entre muitos outros.



A Linspire salienta, em comunicado, que o Freespire 2.0, continua a oferecer aos utilizadores a possibilidade de escolherem qual o software que querem instalar nos seus computadores, sem limitações ou restrições, o que permite a utilização de produtos proprietários quando não existem alternativas de código aberto.



O software é concebido especificamente para desktop e notebooks e já está disponível na página do Freespire, sendo o seu download gratuito.




Notícias Relacionadas:

2007-07-02 - Linspire prepara conversor bidireccional entre os formatos ODF e Open XML